Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
MercadoL.Branca/PAEMultimédiaExclusivos
2020-03-24

Desde o início do surto da Covid-19 e até 22 de março, o Portal da Queixa já recebeu mais de 1.000 reclamações relacionadas com a pandemia, uma média de 100 queixas por dia.

Agências de Viagens, Companhias Aéreas, Hiper e Supermercados, Entregas ao Domicílio e Saúde são os cinco setores que lideram a tabela das reclamações dos consumidores portugueses. As queixas contra a especulação de preços e as burlas online começam também a ganhar expressão.

O Portal da Queixa está atento à situação e vai reforçar os alertas de literacia digital para proteger o consumidor. A maior rede social de consumidores do país, passa também a disponibilizar gratuitamente, na sua plataforma, uma área para as empresas poderem comunicar diretamente com os consumidores.

2020-03-24

Produtos e serviços comercializados pela marca são considerados bens de primeira necessidade

Eletrodomésticos e produtos de informática ajudam os portugueses a adaptarem-se mais facilmente ao dia a dia em Estado de Emergência

Aposta numa venda omnicanal: lojas físicas abertas para quem precisa de uma solução imediata e loja online com entregas gratuitas, para compras superiores a 25€, até 20 de abril

Marca reforça claim “Worten. Sempre.”, relembrando proximidade com os portugueses, hoje mais essencial do que nunca

2020-03-24

O estudo GfK Demand and supply in times of COVID-19, analisa o que está a acontecer nos EUA e Itália, dois países onde os casos do vírus estão a aumentar. Tal como nestas zonas, os estudo prevê que, como resultado da limitação das visitas a lojas e pontos de venda, devem preparar-se para quedas substanciais nas receitas. Esta previsão leva em conta um padrão muito semelhante ao de Itália onde, antes das novas medidas de bloqueio impostas, os consumidores aumentaram a quantidade de compras online de bens alimentares, higiene e bens tecnológicos duráveis.

Nas regiões e mercados em que medidas rigorosas estão em vigor, ou onde muitos consumidores se auto-isolam, o sentimento do consumidor será negativo como na China mas o estudo acredita que será uma tendência de curto prazo.

Os consumidores parecem antecipar uma recuperação no terceiro trimestre com esperança de forte atividade de compras já no segundo semestre de 2020.

Espera-se que os bens duráveis, como carros e eletrodomésticos tenham uma queda mais acentuada nos gastos do consumidor. Mas, por exemplo, as vendas de frigoríficos estão a aumentar em alguns mercados como o Reino Unido, à medida que os consumidores se preparam para ficar em casa.

O que está a acontecer e o que se espera que aconteça:

2020-03-24

A GfK publicou o estudo "Demand and supply in times of COVID-19" que analisa o mercado chinês, como a primeira região a vivenciar o COVID-19. Este comportamento foi observado nos últimos dias de 2019 a fevereiro de 2020 e o que aconteceu na China poderá replicar-se noutros mercados.

Quando os consumidores chineses começaram a isolar-se, verificaram-se quedas significativas nas vendas da distribuição, tal como na confiança dos consumidores. As lojas fecharam, a cadeia de fornecimento foi afetada e os consumidores adiaram as suas compras.

Observando detalhadamente o desempenho da distribuição na China, as vendas tradicionais caíram mais de 80% durante algumas semanas de surto, já que a maioria das lojas estavam fechadas.

O aumento nas vendas do comércio eletrónico não compensou essas perdas mas o estudo mostra que determinados produtos, como notebooks por exemplo, continuaram a vender bem. Essa categoria, que já tinha uma forte presença no comércio eletrónico, foi beneficiada por ser considerada útil para emergências como a que se vive com o Coronavírus.

O estudo sugere que é possível mitigar o risco, vendendo por e-commerce, em horários em que as lojas estão fechadas. Informações detalhadas sobre vendas tradicionais e on-line revelam como as categorias de produtos mostradas se desenvolveram. As vendas no retalho tradicional caíram significativamente enquanto as vendas online cresceram um pouco em algumas categorias.

Nesse período, todas as compras desnecessárias foram adiadas.

Veja a imagem da evolução das vendas por categorias

2020-03-24

Tudo indica que o pior já passou na China mas o consumidor ainda não recuperou a confiança e os resultados desta quebra fazem-se sentir:

▪ Um terço dos consumidores limita as suas despesas a curto prazo.

▪ O maior impacto faz-se sentir nos principais centros económicos como Pequim, Xangai ou Guangzhou.

▪ 41% dos consumidores aumentaram a frequência de compras online no último mês e, pela primeira vez, os compradores on-line dobraram nestas três cidades.

Como se pode ver no gráfico, o impacto nas vendas a retalho foi curto, acentuado e devastador. A pesquisa também sugere que o pico passou e o consumo começou a recuperar gradualmente.

A boa notícia é que os consumidores chineses esperam que o declínio económico seja temporário e quase 50% dos consumidores chineses espera uma recuperação no terceiro trimestre de 2020.

Estas informações sobre o comportamento do consumidor chinês podem ser uma indicação do que se pode esperar noutros mercados e impactará mercados, negócios e marcas.

Veja aqui o gráfico "Point of sales insights for China, weeks 4 to 9, 2020"

Fonte: Estudo GfK China Consumer Sentiment, fevereiro de 2020

2020-03-24

A Beko, a marca de eletrodomésticos que mais cresce na Europa, oferece programas de higiene especializados para todos os tipos de situações. Comparados aos programas convencionais, os programas exclusivos da marca podem ser aplicados dependendo da carga e da cor das peças e permitem uma remoção mais fácil das nódoas, sujidade e bactérias, maximizando o cuidado e a suavidade de cada peça.

Limpeza profunda com máxima higiene

O programa SteamCure+ caracteriza-se pela aplicação de vapor no início do ciclo para amolecer a sujidade e obter uma limpeza extra que, combinada com o programa Hygiene+, um ciclo de lavagem a 60ºC, assegura a eliminação de quase o 100% da sujidade incorporada, bactérias e possíveis alergénios.

2020-03-24

A ABC, representante em Portugal da Bose, apresenta os auscultadores around-ear sem fios SoundLink II. Projetados para preservarem um som de qualidade excecional a qualquer nível de volume, os SoundLink II combinam a liberdade da reprodução sem fios com materiais robustos e um ajuste confortável indicado tanto para ouvir música, como para receber e fazer chamadas.

A suspeita de que os auscultadores sem fios não “tocam” tão bem como os modelos cablados não se aplica aos Bose SoundLink II. Tecnologias exclusivas da Bose permitem, na verdade, uma experiência simultaneamente profunda e imersiva. A junção da tecnologia TriPort e Active EQ autorizam uma elevada qualidade de reprodução sonora em qualquer circunstância. Mesmo a níveis de volume reduzidos, por exemplo nos casos em que está a trabalhar, mas não dispensa a música de fundo, este modelo around-ear permite uma performance consiste, com som nítido e certeiro.

2020-03-24

A Payshop informa que devido à atual pandemia CoViD-19 e no âmbito das iniciativas de mitigação de risco a ela associadas, apesar de alguns agentes Payshop se encontrarem encerrados, existe ainda uma vasta rede de agentes disponíveis para toda a população.

Mais de 3.200 dos Agentes Payshop (cerca de 65% da nossa rede de 5.000 Agentes em todo o país) mantiveram-se em operação em toda a semana passada, disponíveis para o serviço de pagamento de faturas, carregamentos de telemóvel e outros serviços à população. Os CTT, mantendo a prestação de um serviço de qualidade e a proximidade às populações, apelam também ao seguimento rigoroso das recomendações da Direção-Geral da Saúde, por forma a garantir a segurança de todos.”

A lista dos agentes Payshop encerrados é atualizada todos os dias e pode ser consultada no site da Payshop, aqui. A grande maioria dos locais onde existem agentes Payshop são considerados estabelecimentos essenciais que não encerrarão no âmbito do Estado de Emergência.

2020-03-24

Após a rápida escalada do surto de Covid-19 em todo o mundo e na Europa, a 7ª TCG foi remarcado.

Em vez de decorrer de 31 de março a 2 de abril, como previsto, o evento passa para nova data: de 25 a 27 de agosto de 2020.

Chris Buecker, presidente da TCG Summit afirma que a segurança dos clientes é a primeira prioridade e que o evento continuará a ser realizado em Budapeste.

O programa da conferência e os palestrantes foram reconfirmados. Além disso, haverá uma revisão aprofundada e uma discussão interativa sobre o impacto da crise do COVID-19 na indústria de CE.

2020-03-24

A Seresco Portuga alerta: ciberataques estão a aumentar. Os cibercriminosos não deixaram de o ser. A marca, especialista em processamento salarial e recursos humanos, que integra desde final de 2019 uma equipa especialista em cibersegurança, adverte que o aumento do consumo de internet, o aumento de pesquisas por sites noticiosos, a proliferação de fake news, a proliferação e grupos WhatsApp, compras online e por MBWay, estão a aumentar também os ataques de cibercriminosos e todo o cuidado é pouco.

2020-03-24

A De’Longhi acaba de lançar no mercado uma nova gama de desumidificadores e purificadores, com função 2 em 1: eliminam o excesso de humidade e purificam o ar simultaneamente.

Sabia que, grande parte dos problemas causados pela baixa qualidade do ar ou por um nível inadequado de humidade em casa podem ser solucionados apenas com um desumidificador?

O aparecimento de mofo, maus odores, roupa húmida que demora a secar ou fungos nas paredes e nos tetos são alguns dos principais indicadores do excesso de humidade em casa. Este excesso de humidade pode agravar os sintomas de asma e provocar irritações na garganta, na pele e outras alergias, devido à proliferação dos ácaros.

2020-03-23

Ainda antes de ter sido declarado o Estado de Emergência em Portugal, a rápida propagação do COVID-19 precipitou a decisão de muitas empresas a tomar medidas de prevenção aderindo ao teletrabalho. Ainda que esta seja uma opção laboral crescente, a sua obrigatoriedade e transversalidade traz desafios nunca antes vistos, com impacto direto na capacidade de transmitir os valores e o ADN das organizações. Com mais de 600 colaboradores espalhados por 8 países, a plataforma de CRM Pipedrive partilha 5 dicas para manter a cultura organizacional.

Segundo um estudo publicado pela Denison Consulting, as empresas que possuam uma cultura organizacional vencedora têm classificações de envolvimento de funcionários que são 72% superiores, se comparadas com empresas que possuam culturas organizacionais menos fortes. Mas o que significa ter uma cultura organizacional? A cultura organizacional é a essência da empresa. Um conjunto de regras, hábitos e crenças pelos quais os colaboradores se regem e se identificam e que levam a que se sintam bem a trabalhar numa empresa.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos