Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

As perdas de receita da China serão replicadas em outros mercados? Estudo GfK Demand and supply in times of COVID-19
2020-03-24

O estudo GfK Demand and supply in times of COVID-19, analisa o que está a acontecer nos EUA e Itália, dois países onde os casos do vírus estão a aumentar. Tal como nestas zonas, os estudo prevê que, como resultado da limitação das visitas a lojas e pontos de venda, devem preparar-se para quedas substanciais nas receitas. Esta previsão leva em conta um padrão muito semelhante ao de Itália onde, antes das novas medidas de bloqueio impostas, os consumidores aumentaram a quantidade de compras online de bens alimentares, higiene e bens tecnológicos duráveis.

Nas regiões e mercados em que medidas rigorosas estão em vigor, ou onde muitos consumidores se auto-isolam, o sentimento do consumidor será negativo como na China mas o estudo acredita que será uma tendência de curto prazo.

Os consumidores parecem antecipar uma recuperação no terceiro trimestre com esperança de forte atividade de compras já no segundo semestre de 2020.

Espera-se que os bens duráveis, como carros e eletrodomésticos tenham uma queda mais acentuada nos gastos do consumidor. Mas, por exemplo, as vendas de frigoríficos estão a aumentar em alguns mercados como o Reino Unido, à medida que os consumidores se preparam para ficar em casa.

O que está a acontecer e o que se espera que aconteça:

- As vendas no canal online compensarão apenas parcialmente a perda de receita de lojas físicas fechadas.

- A recuperação da procura do consumidor nesses mercados prevê-se no terceiro trimestre, desde que a epidemia esteja controlada.

- Nas regiões menos afetadas, o desafio é ter fornecimento suficiente.

- Os players deverão monitorizar os movimentos da concorrência e evitar a promoções excessivas e praticar preços inflacionados.

Aceda ao artigo e gráficos aqui


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos