Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Garmin regista receitas elevadas no 2.º trimestre de 2020
2020-08-31

A Garmin anunciou os resultados financeiros para o segundo trimestre de 2020, com um volume de negócios global de 870 milhões de dólares.

Embora este número represente uma diminuição de 9%, em comparação com o mesmo período do ano passado, os resultados mostram “a resiliência da empresa, a força do seu modelo de negócio e a usabilidade dos seus produtos, apesar da Covid-19“. Nesta ocasião, o aumento das áreas de fitness e náutico compensou a evolução das categorias de outdoor, aviação e automóvel.

Conforme declarações de Salvador Alcover, CEO da Garmin Iberia, “foi um período único e desafiante, que nos deixa resultados financeiros sólidos com os quais estamos particularmente satisfeitos. Estes dados reafirmam o modelo de negócio da empresa e o trabalho da Garmin para continuar a oferecer uma grande variedade de produtos que são adaptáveis e úteis em diferentes situações”.

Fitness

A divisão de fitness cresceu 17%, durante o segundo trimestre, como resultado do avanço e consolidação dos wearables, especialmente Venu e vívoactive 4, das contribuições dos rolos Tacx para ciclismo indoor e de acessórios como os sensores de cadência e velocidade para bicicletas. As margens bruta e operacional foram de 53% e 24%, respetivamente. Nesta categoria, houve lançamentos destacados, tais como os novos computadores de bicicleta Edge 130 plus e 1030 plus, que, para além das funções de navegação, integram funções de monitorização de desempenho, segurança e fitness.

Os dados reafirmam que os equipamentos de fitness são adequados a uma sociedade interessada em viver um estilo de vida saudável e ativo, em qualquer contexto. A empresa adquiriu recentemente a Firstbeat Analytics, um fornecedor líder de tecnologia de análise fisiológica para a saúde, fitness e desempenho desportivo.

Outdoor

Na área de outdoor, as receitas diminuíram 2%, no segundo trimestre. No entanto, a forte procura por relógios de aventura, tais como a gama fēnix 6, compensou o declínio dos dispositivos GPS portáteis. Neste sector, as margens bruta e operacional foram de 65% e 33%, respetivamente. O segmento também expandiu as suas gamas de produtos Instinct, fēnix 6 e 6S e tactix Delta, com a inclusão da tecnologia de carregamento solar. Este é um passo firme no percurso da empresa, que está empenhada nesta tecnologia como uma vantagem competitiva, acrescentando valor aos seus equipamentos e ajudando os utilizadores a “desfrutar da sua paixão, durante mais tempo“, graças ao aumento significativo da vida útil da bateria oferecida pela tecnologia de carregamento solar.

Náutica e avião

Na categoria de náutica, o aumento foi de 4%, com margens bruta e operacional de 59% e 28%, respetivamente. Este aumento é devido à liderança dos plotters e da tecnologia Panoptix. O lançamento mais notável neste sector foi o quatix 6 e o seu modelo quatix 6x Solar, o primeiro relógio náutico da empresa a incluir a tecnologia de carregamento solar.

Por outro lado, o segmento da aviação diminuiu as suas receitas em 31% devido ao impacto negativo que a crise da Covid-19 teve nos produtos OEM e pós-venda. Neste caso, as margens bruta e operacional foram de 73% e 12%, respetivamente. Neste sector, a Garmin continua a investir em novos produtos que ajudam e incentivam uma aviação mais acessível e segura.

“A Garmin continua a ser uma das marcas com maior projeção e reconhecimento enquanto fornecedor e fabricante no sector da aviação e marinha. Em particular, a categoria náutica conseguiu expandir a sua relação exclusiva com a Regulator Marine, selecionando os estéreos da série Fusion Apollo como equipamento standard nas suas embarcações de pesca desportiva em alto mar”, pode ler-se no comunicado.

Automóvel

Finalmente, o segmento automóvel caiu 46%, uma situação em grande parte devido ao impacto negativo da crise da Covid-19 na atividade de condução e produção automóvel. A margem bruta foi de 47%. O segundo trimestre assistiu ao lançamento do navegador GPS dēzl LGV 700/800/1000, para camiões, e do navegador Camper 890, para caravanas e autocaravanas, dois produtos que têm ecrãs tácteis de alta definição para uma operação fácil.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos