Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Calor intenso e teletrabalho provocam aumento expressivo nas vendas de ventoinhas e de ar condicionado
2020-08-18

Os termómetros acima dos 35 graus têm provocado uma corrida na aquisição de climatizadores, revela uma pesquisa do KuantoKusta, que viu as vendas totais crescerem 174,42% em relação ao mesmo período do ano passado.

É ainda mais expressivo o aumento refletido em cada tipo de eletrodoméstico, em que a busca por ar condicionado subiu 150, e por ventoinhas 340%.

De acordo com a plataforma, outro fator responsável pelo aumento nas aquisições dos produtos foi o teletrabalho, que manteve um milhão de pessoas em casa, no segundo trimestre do ano, conforme inquérito do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Procura por modelos mais simples

O KuantoKusta contou 217.998 consultas pelos artigos na plataforma e indica Lisboa, Porto, Almada, Coimbra, Braga e Albufeira como as cidades onde existe maior procura pelos aparelhos, em que os modelos mais simples, como é o caso de ventoinhas e ares condicionados portáteis, são a escolha da maioria dos utilizadores entre 35 e 44 anos.

Esses números revelam uma nova tendência do mercado, já que no ano passado a preferência era por aparelhos fixos, de parede.

A taxa de conversão das lojas parceiras ficou em 4%, o que gerou cerca de 8.720 vendas, a um custo médio de 390 euros por cada produto adquirido, e que, segundo a pesquisa, manteve a Whirlpool, Daikin e LG como as marcas de preferência dos clientes.

Pandemia leva a um outro olhar sobre as casas

Também o OLX confirma este aumento da procura por ventoinhas (+339%) e ar condicionado (+83%), no mês de junho. Com base nos dados disponíveis na plataforma, é também possível verificar um aumento significativo do lado da oferta, com mais 83% de anúncios relacionados com ar condicionado e mais 33% em ventoinhas.

“A pandemia ensinou as pessoas a olharem para as suas casas de forma diferente. Passaram a valorizar aspetos até aqui deixados para segundo plano e que comprometiam, de certa forma, o total conforto do lar. Se juntarmos a esta realidade um dos verões mais quentes e secos dos últimos anos, percebemos que o OLX acaba por ser uma boa solução para quem, em tempos difíceis, quer melhorar a sua comodidade sem grandes custos. Estes dados refletem bem o maior valor que os portugueses dão agora ao estar em casa”, justifica Andreia Pacheco, Brand Manager do OLX Portugal.

Após uma quebra na procura por “ar condicionado”, de maio a junho (-22%), o número de pessoas que pesquisaram este aparelho cresceu significativamente (+345%) de junho a julho. No que diz respeito às ventoinhas, o cenário é idêntico, com uma descida de 67% entre o quinto e o sexto mês do ano e de seguida uma subida de 370%.

Do lado da oferta, quanto aos anúncios ativos de ar condicionado, a plataforma passou dos 2.714 para 3.492, observando-se um aumento de 29%. Já o número de anúncios ativos de ventoinhas cresceu de 712 para 839, o que representa um aumento de 18%.

Dentro da categoria de Móveis, Casa e Jardim, a expressão “ar condicionado” passou a fazer parte do top 10 das mais pesquisadas na plataforma, ocupando o segundo lugar. “Ar condicionado portátil” ocupa a quinta posição e, por fim, “ventoinhas” encontra-se no sétimo lugar.

Quanto ao preço médio de cada aparelho, de janeiro a julho, verifica-se que existe uma grande diferença entre o preço mínimo e preço máximo praticado, que varia de acordo com as características do aparelho. No entanto, no caso do ar condicionado, os preços apresentam uma janela de intervalo entre os 250 e 5.600 euros.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos