Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
MercadoL.Branca/PAEMultimédiaExclusivos
2014-01-28

A cooperativa de Granada completou o ano de 2013 com um saldo altamente positivo, o que coloca o seu volume de negócios de 6,5 milhões de euros, um aumento de 5% e a sua rede comercial em 3.200 pontos de venda, depois de 95 lojas abertas durante o ano.

Estes números representam um recorde em vendas, superando, pela primeira vez em 53 anos de vida da empresa, a barreira de seis mil euros. Recorde também na criação de emprego no seu mercado de origem, a Andaluzia, encerrando o ano com 1.410 supermercados, que geraram 6.523 postos de trabalho nos centros inaugurados, quase uma centena, dos quais 11 operam sob o novo conceito Covirán.

Com a cortesia da Grande Consumo.

2014-01-27

O grupo francês Carrefour está a testar um novo formato de loja de conveniência na Turquia com a insígnia Carrefour Mini.

Especificamente, a empresa escolheu a cidade costeira de Sile, a 70 quilómetros de Istambul, para iniciar esse piloto, segundo indica o Planet Retail.

Este novo processo de teste está em linha com a estratégia anunciada há algumas semanas por Mehmet Nane, CEO da CarrefourSA (nome da subsidiária na Turquia), que tem como objectivo aumentar os formatos de lojas menores.

Com a cortesia da Grande Consumo.

2014-01-27

A tecnológica portuguesa Saphety, uma empresa do universo Sonae, fechou contrato com a cadeia de retalho Walmart para a instalação de facturas electrónicas na subsidiária mexicana. De acordo com o Dinheiro Vivo, a Saphety vai instalar a sua plataforma SaphetyDoc Global Network na cadeia de retalho no México, em parceria com a XPD, a empresa que distribui as soluções portuguesas naquele país.

Esta desmaterialização das facturas vai abranger toda a cadeia de fornecimento da Walmart, que tem cerca de cinco mil fornecedores no México.

2014-01-27

A Makro renovou, até finais de 2016, o contrato de fornecimento energético com a Axpo, referente às instalações que detém em Portugal e Espanha, segundo informou a filial do grupo alemão Metro, em comunicado.

Depois da experiência "claramente positiva" vivida durante o ano passado, a Makro vem agora anunciar a decisão de prolongar a sua relação contratual com a Axpo, com a qual beneficia de "modalidades de contratação do fornecimento energético que se ajustam com flexibilidade às suas necessidades. Desta forma, podemos comprar a energia por fases, aproveitando as oportunidades do mercado e diversificando o risco", sublinhou o responsável pelas instalações e energia da Makro Espanha e Portugal, Félix Jiménez.

Com a cortesia da Grande Consumo.

2014-01-27

O lucro líquido da General Electric alcançou os 10.363 milhões de euros em 2013, mais 3% que no exercício anterior.

A facturação do conglomerado industrial norte-americano totalizou 107.678 milhões de euros, ligeiramente menos que em 2012 (-0,4%).

O quarto trimestre foi particularmente positivo, com a GE a ganhar mais 4,8% (3.100 milhões de euros) e a vender mais 3,1% (40.382 milhões de euros).

2014-01-27

84% das empresas acredita que um bom serviço ao cliente tem um impacto directo nos seus resultados, de acordo com um estudo elaborado pela BDO em conjunto com a The Economist Intelligence Unit.

59% dos inquiridos admite que um serviço de qualidade deficiente tem um impacto significativo no comportamento financeiro. O estudo, realizado junto de 882 empresas europeias, asiáticas e norte-americanas, destaca que 27% das empresas confirmou ter perdido clientes por ter prestado um serviço fraco. Esta mesma questão levou 23% dos inquiridos a terem de compensar os clientes

2014-01-27

A Acer espera aumentar em 10% as suas vendas em Portugal e Espanha este ano. De acordo com a Europapress, para alcançar este objectivo, vai apostar ainda mais no negócio dos tablets e dos smartphones.

Massimo D’Angelo, vice-presidente da Acer para o sul da Europa, explicou que as expectativas de resultados para 2014 resultam do aumento das vendas em 2% no exercício passado nesta região.

2014-01-27

A Centromarca quer um acordo para a criação de um Código de Boas Práticas Comerciais adaptado ao contexto nacional.

O apelo foi feito num debate organizado com o Instituto de Direito Económico Financeiro e Fiscal da Faculdade de Direito de Lisboa (FDUL), em torno do novo diploma sobre as Práticas Individuais Restritivas do Comércio, legislação que vai entrar em vigor em Fevereiro. O debate decorreu num seminário recentemente organizado pela Centromarca sobre a revisão e consequências para a actividade comercial em Portugal do novo regime.

2014-01-23

O Lidl está a mudar o seu modelo de negócio em França, numa renúncia ao formato hard discount. O sortido está, também, a ser revisto, para atrair outro tipo de clientes. As lojas estão a propor apenas 1.500 produtos de marca própria, vendidos a um preço muito baixo graças à sua elevada rotação.

Presente em França desde 1988, o Lidl impôs o seu conceito alemão nos 1.500 pontos de venda abertos naquele mercado. É o maior dos operadores de discount no país, mas apenas o sétimo retalhista em termos de quota de mercado, com 4,6%.

2014-01-23

A Autoridade da Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e a Associação Nacional para o Registo de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (ANREEE) assinaram um protocolo de colaboração com o objectivo de melhorar a informação relativa ao cumprimento da obrigação de registo dos operadores económicos que colocam no mercado nacional equipamentos eléctricos e electrónicos (EEE) e pilhas e acumuladores.

De acordo com as normas previstas na legislação em vigor, o registo é obrigatório para os operadores económicos que sejam considerados como produtores dos produtos, permitindo um acompanhamento e a fiscalização mais assertiva do cumprimento das obrigações estipuladas nestes normativos.

Através deste protocolo, institui-se um sistema de cooperação, colaboração e partilha de informação entre as duas entidades, que potencia a actuação ,através da fiscalização do cumprimento da legislação reguladora do exercício das actividades económicas, e que permite dirimir eventuais situações de concorrência desleal.

2014-01-23

A holandesa Ahold vai reestruturar a sua actividade na Europa, decisão comunicada após ter reportado uma queda de 4,2% no volume de negócios do quarto trimestre de 2013, que se ficou pelos 7.472 milhões de euros.

O retalhista confirmou que a Ahold Europa deixará de existir como unidade de negócio. Todos os esforços vão ser concentrados no reforço da insígnia Albert Heinj nos Países Baixos e mercados contíguos, através de distintos formatos e canais.

2014-01-23

A Fagor Electrodomésticos está a trabalhar com a PwC e os seus administradores de insolvência nos vários planos de viabilidade futura, com o objectivo de alcançar algo concreto antes do final do mês.

A empresa basca comunicou as suas intenções à Comissão Nacional do Mercado de Valores espanhola. A cooperativa de electrodomésticos, que se declarou insolvente em Novembro, juntamente com a sua filial irlandesa, assinalou que ainda não existem negociações com os credores, pelo que não está definida qualquer alternativa.

Entretanto, em França, o grupo argelino Cevital apresentou uma oferta pela Fagor Brandt que poderá salvaguardar 1.200 postos de trabalho. Para além deste grupo, a empresa recebeu a oferta do fundo de investimento norte-americano Sun Capital, assim como outras duas propostas parciais, que manteriam a actividade em Vendée e cerca de 200 empregos.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos