Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Dyson desvenda protótipos de potenciais robots domésticos
2022-05-25

Hoje, na Conferência Internacional em Robótica e Automação (ICRA), em Filadélfia, a Dyson está a desvendar o futuro dos robots domésticos, ao mesmo tempo que procura convencer as mentes mais brilhantes no campo da robótica a juntar-se à equipa, que se encontra em rápido crescimento.

Na conferência, a Dyson define ainda melhor as suas ambições em robótica avançada, e assinala a acelaração do desenvolvimento de um dispositivo autónomo capaz de realizar tarefas domésticas e outro tipo de trabalhos. Um filme, que também já foi lançado nas redes sociais, captura os últimos progressos das mãos robóticas da Dyson que agarram objetos, indicando que a multinacional tecnológica está a expandir-se além da robótica associada aos aspiradores. Este trabalho secreto de I+D, desenvolvido no aeródromo de Hullavington, em Wiltshire, tem vindo a ser liderado por Jake Dyson, o Engenheiro-Chefe da Dyson.

A Dyson está a meio caminho do maior recrutamento de engenharia da sua história: só este ano, já conta com 2.000 novos colaboradores, 50% dos quais são engenheiros, cientistas e programadores. Para além destas contratações, a Dyson está a apostar forte neste ramo com o recrutamento de 50 engenheiros de robótica multidisciplinar (incluindo visão de computação, aprendizagem de máquinas, sensores e mecatrónica) e a previsão de mais 700 pessoas nos próximos cinco anos. O principal objetivo é criar o maior e mais avançado centro de robótica do Reino Unido, e levar a tecnologia às casas até ao fim desta década.

Os novos recrutamentos ficarão sediados no Aérodromo de Hullavington em Wiltshire, no novo laboratório de Londres perto do Laboratório de Robótica da Dyson no Imperial College, e em Singapura na sede global da Dyson. Nos últimos seis meses, a Dyson tem estado a reequipar secretamente um dos principais hangares de aviões no aeródromo de Hullavington para receber 250 especialistas em robótica. Esta expansão da área da Robótica é a próxima fase do plano de investimento da Dyson em novas tecnologias, produtos e instalações, com o valor de £2.750 milhões, £600 milhões dos quais deverão ser gastos este ano.

Jake Dyson, Engenheiro Chefe da Dyson, disse: "A Dyson empregou o seu primeiro engenheiro de robótica há 20 anos e, só este ano, estamos à procura de mais 250 especialistas para a nossa equipa. Isto é uma ‘grande aposta’ no futuro da tecnologia robótica que vai impulsionar a pesquisa em toda a Dyson, em áreas que incluem engenharia mecânica, sistemas de visão, aprendizagem de máquinas e armazenamento de energia. Precisamos das pessoas mais brilhantes do mundo para se juntarem a nós agora.’’

Até ao momento, a Dyson tem apresentado robots focados na aspiração– o primeiro, DC06, foi criado há 20 anos. O filme da Dyson apresenta, agora, um primeiro olhar da mais recente "grande aposta", oferecendo vislumbres das novas investigações em manipulação, aprendizagem de robots, perceção visual e controlo de obediência.

PUB
Capa da Revista



Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos