Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Clima de consumo na Europa continua a cair e Portugal acompanha a tendência- Dados GfK
2022-05-25

Em abril, o clima de consumo na Europa caiu para -7,2 pontos (vs -1,4 em março). A disposição para adquirir algum produto/serviço também decresceu neste mês, apesar das expectativas económicas e salariais terem subido, mantendo-se, contudo, em climas negativos.

No geral, o indicador expectativas económicas subiu 3 pontos em relação a março, mas manteve-se negativo em todos os países. A Alemanha é o país com as expectativas económicas menos negativas (-7 pontos) e Portugal subiu 8 pontos relativamente ao mês anterior, mantendo uma perspetiva muito negativa (-44 pontos).

No que concerne as expectativas salariais, o indicador subir 3 pontos, mas mantém-se negativo. Apenas a Hungria mantém o indicador positivo. Portugal subiu 5 pontos face a março, mantendo uma perspetiva muito negativa (-29 pontos).

A propensão para comprar caiu 8 pontos em abril, com a Hungria, Bulgária e Sérvia a conseguirem manter indicadores positivos (+23, +15 e +11 pontos respetivamente). Em Portugal, a predisposição para comprar caiu 3 pontos.

Fonte: GfK Portugal


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos