Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

71% das empresas excedeu o crescimento de receitas no contexto pós-pandémico
2022-07-20

A Pipedrive, a plataforma global de CRM e de gestão inteligente de receitas para pequenas empresas, anuncia hoje os resultados do seu relatório global sobre Mercado de Vendas e Marketing 2021-2022, que analisa as tendências das vendas e receitas de vários tipos de negócios à escala global. O estudo incluiu 1.114 profissionais de vendas e de marketing, empresários e indivíduos envolvidos na indústria, startups, pequenas e médias empresas e grandes negócios.

Apesar dos desafios sentidos pelos empresários em 2020, 7 em cada 10 dos inquiridos viu um aumento no lucro da empresa após a pandemia. Na verdade, 40% destas excederam as perspectivas de lucro neste último ano em comparação com 2020. Contudo, ao nível de desempenho pessoal, apenas 64% dos vendedores entrevistados referiram ter atingido os seus objetivos anuais pessoais em 2021, comparativamente com apenas metade do ano anterior. Quando questionados sobre o porquê, atribuíram a razão a orçamentos baixos (43%) e equipas diminuídas (43%).

“A incerteza e volatilidade económicas estão destinadas a acontecer. O mais importante é preparar a empresa para o sucesso através da implementação da infraestrutura certa que irá, a longo prazo, pagar dividendos,” comenta Dominic Allon, CEO da Pipedrive. “A tecnologia tem a capacidade de ajudar empresários de pequenas empresas a adquirir insights importantes de modo a conseguirem reduzir custos e criar eficiências operacionais quando é necessário. O que por si só pode ser uma grande contribuição para ganhar uma vantagem competitiva no mercado, como também pode simultaneamente reduzir as pressões internas dentro das organizações, o que é extremamente importante quando se atravessa uma época economicamente desafiante.’’

De entre os resultados, o estudo da Pipedrive aponta para áreas fundamentais nas quais as pequenas empresas podem investir quando surgem sinais de instabilidade económica. Por exemplo, a adoção de tecnologia e automatização, a integração das vendas e marketing, o papel da liderança na saúde e sucesso de um pequeno negócio, produtividade no trabalho remoto, entre outros. Eis as principais conclusões obtidas:

Forte crescimento em todos os sectores

Apesar dos desafios que enfrentaram o ano passado, 71% dos inquiridos afirmam que a sua empresa cresceu mais em 2021 do que em 2020, enquanto 73% diz que a sua empresa alcançou ou excedeu os seus objetivos de faturação.

A aquisição de tecnologia ajuda ao crescimento e satisfação dos colaboradores

Os participantes que adotaram a tecnologia e automatizaram as suas tarefas de vendas e marketing tiveram 16% mais probabilidade de atingir os seus objetivos de vendas. Os mesmos são também mais prováveis (22%) de estarem satisfeitos com as ferramentas que lhes eram disponibilizadas.

Uma liderança forte é a chave para o sucesso

Quase 40% dos inquiridos que não atingiram os seus objetivos o ano passado (e nunca ou raramente totalizam a sua quota de vendas regular) acreditam que a liderança e gestão da sua empresa precisa de melhorar.

A integração das vendas e do marketing aumenta os rendimentos

As empresas com vendas e marketing corretamente integrados foram 26% mais prováveis de afirmar que os seus lucros superaram as previsões. De igual modo, demonstraram uma maior propensão para compreender de forma clara a sua estratégia, missão e objetivos.

O investimento em marketing gera resultados

Mais de três quartos dos participantes (78%) indicaram um retorno médio, bom ou muito bom do seu investimento em marketing de 2021, registando um maior aumento das suas receitas.

Trabalho remoto contribui para uma maior produtividade

Dois terços dos entrevistados afirmam que trabalhar remotamente tem tido um impacto positivo na sua vida laboral, e metade (46%) refere que os tornou mais produtivos, comparando com os 12% que afirmam que tiveram menor produtividade.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos