Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Junte-se aos treinos HIIT e descubra como a Garmin o pode ajudar
2021-07-05

Nos últimos anos tem havido uma verdadeira revolução no mundo do fitness com a introdução de programas de treino de alta intensidade em intervalos, conhecidos como HIIT. Estes consistem em sessões curtas (entre 4 e 20 minutos) com séries de exercícios de alta intensidade (não máxima), intercalados com períodos de recuperação ou de baixa intensidade. Os intervalos são curtos porque o corpo não consegue manter o nível ótimo de atividade para o HIIT durante muito tempo.

Hoje em dia, estas rotinas ganharam reputação como sendo os treinos mais eficazes, tanto para pessoas que querem queimar calorias como para atletas que procuram um desempenho superior.

Tudo isto porque, para além dos muitos benefícios que oferece, há uma melhoria na capacidade cardíaca e pulmonar, um aumento de resistência mais rápido e mais eficaz do que o próprio treino de resistência, consumo calórico e queima de gordura mesmo horas após o treino e aumento da massa muscular.

Disciplina exigente

Da mesma forma, deve ter-se em conta que este tipo de treino também requer uma atitude mental adequada, devido ao elevado grau de fadiga que deve ser assumido num período de tempo muito curto (os batimentos cardíacos podem atingir 85%, em comparação com outras disciplinas que atingem entre 50 ou 70%), algo que, por sua vez, deve ser treinado para ser capaz de o conseguir.

Assim, a primeira vez que fizer uma rotina HIIT, a sensação de cansaço chegará muito antes do seu corpo estar realmente cansado, algo que é considerado normal e irá gerar uma progressão muito rápida durante os primeiros dias de treino. Para otimizar isto, é aconselhável fazer exercícios que mobilizam um grande número de cadeias musculares e requerem um elevado consumo de energia.

Tabatas, EMOMs e AMRAPS

Um treino HIIT pode ser programado em várias sessões diferentes, sendo a mais conhecida a Tabata, uma sessão que dura apenas 4 minutos e se baseia em 20 segundos de trabalho e 10 segundos de descanso durante um certo número de rondas, até uma duração total de 4 minutos.

Outra sessão de formação deste tipo são as EMOMs ou, o que é o mesmo, Every Minute On The Minute. Este é um tipo de treino baseado na realização do maior número possível de repetições de um determinado exercício durante um período de um minuto.

Por outro lado, existem os AMRAPS, que são As Many Reps/Rounds As Possible, e por isso baseiam-se em fazer uma série de repetições de exercícios físicos de grande resistência concebidos, acima de tudo, para pessoas que gostam de desafios e superam objetivos. Os exercícios AMRAP são muito úteis para melhorar a sua condição física, dando o melhor de si.

Está pronto para entrar no mundo HIIT?

Se quiser experimentar, a Garmin torna-o fácil, porque os seus novos relógios desportivos Venu® 2 e 2S apresentam este perfil desportivo, o que lhe dará acesso fácil a treinos animados HIIT descarregáveis no ecrã (através da app Garmin Connect) e temporizadores personalizados.

Estes relógios facilitarão os seus treinos e rotinas, mesmo com a capacidade de realizar sessões personalizadas, com os exercícios que melhor se adaptam às suas necessidades e objetivos, e ajudá-lo-ão a realizá-los corretamente apenas olhando para o seu ecrã do relógio.

Para além disso, obterá o máximo de cada segundo do seu treino e, se quiser, pode partilhá-lo com os seus amigos e família através da Garmin Connect.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos