Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Beko apresenta 7 novos eletrodomésticos amigos do ambiente para um planeta saudável
2021-07-01

Para destacar a missão de sustentabilidade da marca e reduzir o impacto da vida humana no planeta, a Beko, empresa líder em eletrodomésticos na Europa, apresentou hoje sete eletrodomésticos amigos do ambiente, num evento virtual. A apresentação virtual contou com a presença do CEO, Hakan Bulgurlu, do CMO, Zeynep Yalim Uzun, e do CCO, Ragip Balcıoğlu, da Arçelik, bem como de um convidado especial do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), Brendan Edgerton, Diretor da Economia Circular.

Neste evento a Beko apresentou sete produtos sustentáveis* que ajudam os consumidores a reduzir o seu impacto no ambiente, incluindo uma máquina de lavar e secar roupa, um forno, uma máquina de secar roupa, um frigorífico, uma máquina de café expresso e uma máquina de lavar loiça, assim como um inquérito** realizado a nível europeu sobre as atitudes e preocupações da população em relação à sustentabilidade.

Este estudo revelou que os danos ambientais humanos são vistos como a ameaça mais crítica para um planeta sustentável por todos os inquiridos, seguida da questão do plástico e depois pelas doenças infeciosas - que poderiam nem sequer figurar na lista se estas perguntas tivessem sido feitas há dois anos, pré-pandemia. Seguem-se o tempo extremo, as catástrofes naturais, a crise de recursos naturais, a perda de biodiversidade, o desperdício alimentar e, por último, o stress hídrico.

Hakan Bulgurlu, CEO da Arçelik, empresa proprietária da Beko, referiu que “os nossos objetivos de sustentabilidade e o nosso esforço primordial em inovar são duas grandes partes de um mesmo todo. A evolução de cada uma delas depende da outra. Cabe-nos a nós encontrar formas mais adequadas e ecologicamente mais conscientes de conduzirmos as nossas vidas. Com uma gama de eletrodomésticos Beko amigos do ambiente, os consumidores podem agora equipar totalmente uma casa sustentável”.

O CMO da Arçelik, Zeynep Yalım Uzun, acrescentou “o objetivo da marca Beko é capacitar as gerações futuras para viverem de forma mais saudável, o que só é possível se viverem de forma mais sustentável e trabalhando para um planeta mais saudável. Todas as nossas ações e todos os produtos que utilizamos têm impacto na natureza. Como tal, para além destes sete produtos, estamos ansiosos por adaptar as nossas tecnologias existentes de forma a tornar todos os nossos eletrodomésticos mais amigos do ambiente. Para a Beko, este é apenas o começo”.

“Na Beko, somos apaixonados pela democratização da tecnologia, tornando-a economicamente acessível e garantindo que o maior número de pessoas tem acesso a ela. Ao fazer da sustentabilidade um modelo de negócio e ao integrá-la em tudo o que fazemos, ambicionamos reduzir os danos ambientais humanos através do desenvolvimento de eletrodomésticos de alto desempenho, duráveis e acessíveis, que são também amigos do ambiente”, referiu Ragıp Balcıoğlu, CCO da Arçelik.

Produtos com materiais reciclados:

Máquina de Lavar e Secar Roupa EcoTub***

• Resíduos plásticos transformados numa valiosa matéria-prima alternativa;

• Aproximadamente até 60 garrafas PET de 0,5l recicladas utilizadas nas cubas das máquinas de lavar e secar de certos modelos;

• Flocos de PET reciclados utilizados em conjunto com outros plásticos e aditivos sem afetar o desempenho efetivo das cubas;

• Primeiro exemplo mundial deste tipo de aplicação em eletrodomésticos;

• Redução significativa das emissões de dióxido de carbono com este novo modelo de fabricação amigo do ambiente;

• Desde o início deste projeto em 2017, foram recicladas 58 milhões de garrafas com uma redução das emissões de CO2 de quase 2 200 toneladas.

Forno EcoFiber

• Utiliza material sustentável feito a partir de resíduos reciclados de redes de pesca e resíduos industriais

• 5% de resíduos de redes de pesca e 65% de resíduos industriais utilizados em peças de plástico, tal como o plástico de decoração de portas e tampa do display;

• 50% da cobertura interna do display do Forno BI feita de resíduos industriais.

Máquina de secar roupa GreenDry

• Utiliza, em média, 15% de plástico reciclado nas suas peças plásticas, incluído o reservatório de água e a tampa traseira;

• Nos últimos dois anos, foram recicladas 2 420 toneladas de plástico para esta finalidade.

Produtos com biocompósitos:

Frigorifico BioCycle

• Componentes duradouros compostos por plásticos de base biológica;

• Compartimentos para ovos feitas a partir de resíduos de casca de ovo e bioplásticos;

• Os 2 compartimentos para ovos de cada frigorifico**** contêm resíduos de casca de ovo de 5 ovos;

• A cobertura do ventilador é composta por 100% plástico de base biológica (33gr) de origem sustentável como, por exemplo, amido de milho ou cana-de-açúcar;

• O isolamento da porta é composto por 25% de materiais de base biológica (óleo de soja) (195gr).

Máquina de Café Expresso BioCoffee

• Desenvolvida com tecnologia à base de biocompósitos;

• Cada máquina de café expresso é feita com cinco chávenas de resíduos de café, reduzindo em 5% a pegada de carbono em componentes de biocompósitos.

Produtos que reduzem utilização de químicos:

Máquina de Loiça AutoDose

• A tecnologia AutoDose utiliza a quantidade certa de detergente para obter sempre pratos limpos e brilhantes;

• Até 28%***** menos detergente utilizado em cada lavagem com máquinas AutoDose, para uma vida saudável num planeta saudável.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos