Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

CTT criam fundo de 4 milhões de euros para apoiar inovação nas PME e Startups
2021-05-05

Os CTT – Correios de Portugal criaram um Fundo de Investimento para apoiar atividades de inovação nas Pequenas e Médias Empresas e startups reforçando assim a ligação e apoio ao tecido empresarial nacional e impulsionando o desenvolvimento da inovação das empresas.

O Fundo de Inovação CTT, com dotação de 4 milhões de euros, visa investir em startups (seed, series A e growth) e pequenas e médias empresas, privilegiando a atuação em setores alinhados com as prioridades de atuação dos CTT, nomeadamente e-commerce, operações & logística, comunicações, fintech, retalho e publicidade. Está também prevista a possibilidade de coinvestimento, com a abertura para eventuais parcerias com redes de investidores, para promoção de partilha de oportunidades de investimento.

Para João Bento, CEO dos CTT, “a criação deste Fundo é um passo natural no contributo que os CTT têm dado ao desenvolvimento da economia nacional e à manutenção das cadeias logísticas e ao apoio das empresas na evolução dos seus negócios, apoiando muitas empresas na transição digital. Este reforço da proposta de valor dos CTT junto do ecossistema nacional de inovadores, complementa e reforça a nossa estratégia de liderança na promoção da digitalização e do comércio eletrónico das empresas portuguesas, e permite-nos explorar sinergias com a inovação que já é desenvolvida pelos CTT, promovendo a ligação destas empresas ao negócio e às equipas internas, apoiando o desenvolvimento de pilotos com recurso a soluções destas empresas.”

A operacionalização e acompanhamento destes investimentos será efetuada pelo programa de interação com startups dos CTT, o 1520 Startup Program, que desenvolve e apoia startups nacionais, contribui em simultâneo para o desenvolvimento do seu próprio ecossistema. O programa de interação com startups visa abrir as portas dos CTT ao respetivo ecossistema, procurando projetos que se enquadrem no nosso negócio, potenciando áreas de colaboração conjunta e com os benefícios recíprocos que daí advêm. Desde a sua criação o programa já mapeou mais de 1800 empresas, com 31 projetos atualmente em curso: 15 em parcerias comercias, 16 em projetos de co-criação e 1 aquisição – Recibos Online.

O Fundo de Inovação CTT é integralmente financiado pelo Grupo e a sua gestão foi confiada à Iberis Capital, que apresenta um curriculum sólido em gestão de fundos de investimento e com espectro de empresas diversificado, de startups a PMEs.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos