Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
PMEs portugueses mais evoluídas digitalmente tiveram melhor desempenho e contrataram mais durante a Pandemia
2021-03-24

O Connected Commerce Council divulgou hoje um estudo europeu financiado pela Google que analisou o impacto da Covid19 nas PME, como a utilização mais ou menos forte nas ferramentas digitais teve impacto significativo nos seus negócios, como se adaptaram e as oportunidades futuras e impacto nas PMEs ao passarem de digitalmente indecisas para digitalmente avançadas.

Quase todas (80%) das pequenas empresas europeias aumentaram o uso de ferramentas digitais durante a pandemia. Portugal registou 90%. No território nacional, as pequenas empresas que vêem as ferramentas digitais como essenciais e utilizam muitas delas, tiveram um desempenho significativamente superior (1,4X) às suas congéneres Indecisas (-33%), e também contrataram um mais (1,1X) funcionários novos.

O estudo conclui que as empresas que usaram ferramentas digitais para mudar rapidamente a forma como encontravam clientes, vendiam produtos e trabalhavam, reportaram vendas melhores durante o COVID-19 do que aquelas que não o fizeram e contrataram mais pessoas. E, que sem estas ferramentas, muitas das empresas teriam falido. Mais informação no post publicado no blogue da Google Portugal. Em baixo, os principais destaques europeus (incluir) e ainda o relatório referente a Portugal em anexo.

58% das pequenas empresas portuguesas sentiam-se à vontade com as ferramentas digitais antes da pandemia (em relação a 61% em toda a Europa)

1.4X é o diferencial de receitas entre as PMEs Digitalmente Avançadas e as Digitalmente Indecisas de Portugal (em relação a 1,6X em toda a Europa)

1.1X é o diferencial de contratação entre as PMEs Digitalmente Avançadas e as Digitalmente Indecisas de Portugal (em relação a 3,3X em toda a Europa)

90% das PMEs portuguesas aumentaram o uso de ferramentas digitais durante a pandemia (em relação a 80% em toda a Europa)

61% das PMEs portuguesas pretendem utilizar ainda mais as ferramentas digitais após o fim da pandemia (em relação a 50% em toda a Europa)

* Nota:

Empresas digitalmente avançadas - usaram mais de 10 ferramentas digitais e dão-lhes importância e prioridade

Empresas digitalmente indecisas - usam menos ferramentas digitais e não lhes dão prioridade


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos