Depois de terem estado em consulta pública, as novas regras de registo de domínios .pt começam a ser aplicadas a partir do próximo dia 2 de fevereiro.
O novo conjunto de condições de registo entra em vigor depois de um período de consulta ao público, entre os dias 22 de maio e 5 de junho de 2020, e de terem sido publicadas todas as sugestões veiculadas ao .PT e as respetivas respostas, informa a entidade responsável pela gestão do domínio de topo português.
O documento abrange oito capítulos, nomeadamente sobre as condições gerais e específicas para o registo de domínos .pt, alterações e transferências, direitos e responsabilidades, arbitragem ou tratamento de dados pessoais.
Recorde-se que os dados mais recentes indicam que o domínio .pt cresceu mais de 20% em 2020. Ao longo do último ano foi atingido o valor recorde de 96.715 novos registos em .pt, mais 18.020 do que em 2019, o que representa uma subida de 22,9%.
Segundo a entidade responsável pela gestão do domínio de topo português, no primeiro semestre de 2020 contabilizaram-se quase 50 mil novos registos diretos em .pt, mais 10.423 do que no período homólogo, o que corresponde a um aumento de 26,35%. O mês de abril foi o que apresentou o maior crescimento face ao ano anterior – 67% -, bem como o maior número de novos domínios.