Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

A Sony lança a câmara profissional Full-frame FX6 - Sugestão de Natal
2020-11-18

A Sony anunciou oficialmente o lançamento da câmara FX6 (modelo ILME-FX6V), a mais recente novidade da Cinema Line da Sony, uma série de produtos que oferece a experiência da empresa em tecnologia de imagem a uma ampla seleção de realizadores e criadores de conteúdos.

A Cinema Line da Sony, que também inclui as câmaras Venice e FX9, oferece um cobiçado aspeto cinematográfico obtido a partir de uma vasta experiência na produção de cinema digital, bem como uma operabilidade otimizada, graças a um design de corpo inovador, durabilidade prolongada e personalização intuitiva.

Enquanto parte integrante da gama Cinema Line, a nova FX6 está equipada com as principais tecnologias da Sony em termos de sensor de imagem, motor de processamento e desempenho AF (focagem automática). A FX6 também é compatível com a ampla gama de lentes E-mount da Sony, para uma flexibilidade criativa.

"A nova FX6 é o mais recente exemplo do empenho da Sony em superar continuamente os limites da tecnologia de imagem, com base nas necessidades dos nossos clientes," afirmou Yann Salmon Legagneur, Diretor de Marketing de Produto, Imagem Digital, Sony Europe. "Com a melhoria da nossa Cinema Line, estamos dedicados em otimizar as extraordinárias capacidades e o talento dos criadores de conteúdos e cineastas atuais. A FX6 impulsiona a câmara cinematográfica, líder da indústria, Venice da Sony e combina-a com o melhor da tecnologia inovadora das câmaras Alpha mirrorless da Sony."

Qualidade de imagem Full-frame cinematográfica

A nova câmara inclui um sensor CMOS Exmor R™ full-frame retroiluminado de 10,2 MP[ii], que oferece uma gama dinâmica alargada de 15+ níveis[iii] com elevada sensibilidade e ruído reduzido. A sensibilidade de base da FX6 é de ISO 800, com uma definição de sensibilidade melhorada de ISO 12 800[iv] - expansível até 409 600[v] - para uma captação em condições de luminosidade reduzida e extremamente reduzida. Permite gravar em XAVC Long GOP e XAVC All Intra 4K (QFHD: 3840 x 2160), com uma profundidade de 10 bits e 4:2:2 para uma qualidade de imagem impressionante a até 120 fps[vi]. A FX6 inclui ainda um motor de processamento de imagem BIONZ XR™, utilizado pela primeira vez na nova câmara Sony Alpha 7S III, proporcionando um desempenho de processamento até quatro vezes mais rápido em relação à FS5 II.

Desenvolvida com a mesma experiência que a câmara cinematográfica, líder mundial, Venice da Sony, a FX6 oferece uma ciência da cor cinematográfica avançada que inclui S-CinetoneTM, para uma reprodução cromática mais rica diretamente a partir da caixa, bem como S-Log3, S-Gamut3 e S-Gamut3.Cine para uma maior flexibilidade na pós-produção. A ciência da cor cinematográfica da FX6 é otimizada para aplicações topo de gama, captando a máxima gama dinâmica do sensor e proporcionando liberdade criativa. Impulsionando a ciência da cor da Venice, a FX6 também permite produções que se adaptam facilmente à gravação de outras câmaras da Sony, tais como a Venice e a FX9.

Funções de vídeo avançadas

Com base nas funções AF impressionantes das câmaras Alpha da Sony, a FX6 oferece Fast Hybrid AF ao combinar AF de deteção de fases com 627 pontos[vii] de plano focal, com a Real-time Eye AF a elevadas taxas de fotogramas com AF contínua, permitindo aos utilizadores da câmara seguir, de forma fácil e precisa, objetos em movimento rápido em câmara lenta, sem perder a focagem. A Fast Hybrid AF funciona com mais de 50 lentes E-mount nativas. A câmara também pode captar até cinco vezes a câmara lenta com 4K (QFHD) a 120 fps.

A nova FX6 também oferece filtros ND internos eletrónicos variáveis, para um controlo fácil e fluido da densidade de filtração da câmara. Os utilizadores podem definir os filtros ND variáveis para "auto" ou ajustar manualmente a densidade dos filtros em incrementos suaves de 1/4 a 1/128, para imagens com uma exposição perfeita sem afetar a profundidade de campo, mesmo durante condições de luminosidade variáveis. Combinado com a sensibilidade ultraelevada da câmara, o filtro ND eletrónico variável oferece aos utilizadores um controlo criativo extraordinário, em quase todos os ambientes de captação.

Concebida para os criadores de conteúdos em movimento

Mobilidade e operabilidade extraordinárias

Construída a partir de uma estrutura resistente em liga de magnésio, com apenas 116 x 153 x 114 mm e 890 gramas, a FX6 apresenta um design compacto e leve que permite aos utilizadores uma captação fácil e rápida em qualquer situação. A nova câmara inclui uma estrutura de dissipação de calor que mantém os componentes da câmara dentro dos seus intervalos de funcionamento normais, para evitar o sobreaquecimento mesmo durante tempos de gravação prolongados. A FX6 apresenta ainda um design modular que permite aos utilizadores emparelhar facilmente diversos acessórios, tais como pegas e visores eletrónico, ou ligar a câmara a outros mecanismos, tais como estabilizadores gimbal e drones.

O ecrã LCD de 3,5 polegadas da FX6 pode ser montado em múltiplas localizações do corpo da câmara, para uma liberdade adicional e um fácil controlo do menu por toque. [viii], para uma maior capacidade total e velocidades de leitura e escrita mais rápidas, bem como cartões UHS-II/UHS-I SDXC.

[ix] da Sony permite uma edição rápida e fácil. Os utilizadores podem importar os metadados de estabilização de imagem da FX6 para o Catalyst Browse/Prepare, de forma a transformar a gravação manual em imagens incrivelmente fluidas e estáveis. A FX6 dispõe também de um botão Clip Flag dedicado para filtrar e localizar facilmente cenas preferidas, utilizando o Catalyst Browse/Prepare. [x].

Sobre a Cinema Line

A Cinema Line é uma gama de câmaras profissionais que oferece um aspeto cinematográfico, cultivado a partir da vasta experiência da Sony na produção de cinema digital, uma operabilidade melhorada e uma fiabilidade que responde à ampla variedade de exigências dos criadores.

A Cinema Line inclui a câmara de cinema digital Venice, altamente aclamada na indústria da produção de episódios e longas metragens, e a câmara profissional FX9, que é muito popular na produção de documentários e dramas. Com a nova FX6, a Sony oferece ferramentas criativas versáteis a todos os tipos de contadores de histórias visuais.

Preço e disponibilidade

A nova câmara full-frame FX6 da Cinema Line estará disponível em dezembro de 2020, por um preço aproximado de 6.765€ + iva, numa seleção de revendedores autorizados Sony.

Histórias exclusivas sobre a Cinema Line, a FX6 e outros produtos de imagem da Sony podem ser consultados em https://www.sony.net/cinema-line e https://www.sony.co.uk/alphauniverse, recursos criados para educar e inspirar todos os fãs da tecnologia da Sony para a criação de conteúdos e a fotografia.

Notas:

[i] Para S-Log3. Teste Sony

[ii] 12,1 megapíxeis no total

[iii] Para S-Log3. Teste Sony

[iv] durante a captação em S-Log3

[v] durante a captação no modo SDR/HDR

[vi] corte de imagem de 10%

[vii] Número máximo de pontos AF e cobertura da área. Isto varia consoante os modos de gravação.

[viii] Os cartões CFexpress Tipo A são necessários para XAVC-I QFHD a 100/120 fps e XAVC-I FHD a 150/180/200/240 fps.

[ix] É necessário ter o Catalyst versão 2020.1

[x] É necessário dispor de câmaras, comandos remotos, smartphones e aplicações compatíveis.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos