Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Dados GfK: Clima de consumo continua a subir em junho
2020-07-02

Dados da GfK indicam que, em junho, o clima de consumo na Europa continuou a crescer depois de uma evolução ligeira durante o mês de maio, fruto de uma maior confiança e tranquilidade dos consumidores.

No mês de maio as expetativas económicas, salariais e a disposição para adquirir algum produto/serviço apresentaram um crescimento muito ligeiro e em junho essa perspetiva continua com uma evolução positiva.

As expetativas económicas é o indicador que apresenta o crescimento mais notável, ao subir 16 pontos em relação ao mês anterior. A Áustria e a Polónia registam as maiores subidas (+21 e +20 pontos, respetivamente). Em Portugal, as expetativas económicas são mais subtis, com uma subida de 9 pontos, em comparação com os dados do mês anterior. Ainda assim, durante este mês, quase todos os países continuam a apresentar expetativas económicas negativas, exceto a Alemanha e a Grécia, muito provavelmente devido à retoma, ainda progressiva, do consumo.

Já o indicador das expetativas salariais também revela uma subida geral de 14 pontos para a Europa. A Croácia registou a maior subida (+24 pontos), seguida da França (+23 pontos) e da Polónia (+19 pontos). Portugal apresenta também uma subida de 10 pontos em relação aos dados do mês anterior. Neste indicador já existem vários países que revelam expetativas salariais positivas como é o caso da própria Croácia, da Bulgária e da Áustria.

Assim como as expetativas económicas e salariais, também a predisposição para comprar teve um crescimento geral na Europa (+8 pontos). Em Portugal, a predisposição para comprar apresenta um crescimento ligeiro de 4 pontos, enquanto a França e a Eslováquia registam a maior subida em toda a Europa.

Fonte: GfK Portugal

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos