Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Miele revela medidas eficazes para reduzir o consumo energético durante o confinamento
2020-04-28

A situação excecional que a sociedade vive atualmente devido ao COVID 19 obrigou a um confinamento que fez disparar o consumo de luz e água, segundo diversos estudos. Isto implica um aumento no valor das faturas dos consumidores, mas releva também que estamos a aumentar a nossa pegada ecológica. Por isso, a Miele enquanto marca comprometida com a sustentabilidade, compilou algumas recomendações gerais para reduzir o consumo de luz e de água, não só válidas para este contexto, mas também para o futuro.

Cada pessoa pode ter pequenos gestos que, para além de contribuírem para a redução da pegada ecológica, têm impacto direto nas suas faturas de água e eletricidade. Por esse motivo, a Miele, a fabricante alemã líder mundial de eletrodomésticos Premium, preparou uma série de recomendações para reduzir a pegada energética dos nossos lares, agora que passamos tanto tempo em casa. Além disso, estes conselhos, que nem sempre são conhecidos pelo consumidor e são fulcrais no contexto atual, poderão continuar a ser utilizados quando a situação voltar ao normal. Desta forma, será possível reduzir a pegada ecológica no nosso dia a dia enquanto cuidamos do planeta, já que o consumo excessivo de energia tem um grande impacto no mesmo.

Dicas para reduzir o consumo energético relacionado com eletrodomésticos

Se cada pessoa tiver em conta estes pequenos gestos na sua rotina diária, o consumo será reduzido e, por consequência, também as faturas:

1. No que respeita ao uso do frigorífico, recomendamos que, no momento de cozinhar, se pense previamente em todos os ingredientes que vão ser necessários, tirando-os todos de uma só vez. Isto faz com que não seja necessário estar constantemente a abrir e a fechar a porta, gesto que modifica a temperatura interior e é muito exigente em termos de consumo para o aparelho.

2. Por outro lado, muitos frigoríficos dispõem de uma função que permite baixar a temperatura de forma temporizada que, no caso da Miele, se chama SuperCool. O simples gesto de ativar a opção antes de ir às compras evita uma perda de energia excessiva ao voltar a encher o aparelho com os produtos comprados. O mesmo é válido para o congelador, neste caso com a opção SuperFrost da Miele.

3. Tanto da máquina de lavar roupa como da máquina de lavar louça, o consumidor deve tentar utilizar o programa automático sempre que disponível, uma vez que este tipo de programa foi concebido para ajustar a água e a energia à carga que está a ser lavada no momento.

4. No caso concreto da máquina de lavar louça, é normal cometer um erro muito comum: passar a louça ou copos por água antes de os colocar na máquina. Este gesto consome mais água do que é necessário, uma vez que a máquina consegue eliminar a sujidade por si mesma. Além disso, quando eliminamos as manchas ou gordura fazemos com que o detergente se torne menos eficaz.

5. Por outro lado, utilizar a máquina de lavar louça para lavar peças como filtros dos exaustores ou caixas dos frigoríficos, e mesmo alguns brinquedos das crianças (colocados num saco adequado), também permite poupar água, energia e obter resultados de limpeza e desinfeção muito mais eficientes.

6. No caso concreto da máquina de lavar roupa, é conveniente efetuar a centrifugação à potência máxima permitida na etiqueta da peça, para que esta não se deteriore e esteja o mais seca possível antes de a colocar na máquina de secar (reduzindo assim a energia consumida por esta máquina) ou a secar em locais da casa que possam ter maior humidade.

7. Ainda que não esteja diretamente relacionado com o consumo energético, é importante dosear bem a quantidade de detergente utilizado na máquina de lavar roupa ou na máquina de lavar louça. Há uma tendência em colocar detergente a mais, resultando num gasto desnecessário de produto e de água quente no enxaguamento. Para evitar que isto aconteça, a Miele disponibiliza o sistema de dosagem automática inteligente TwinDos para as máquinas de lavar roupa, bem como a primeira máquina de lavar louça com dosagem automática do mundo com o sistema PowerDisk.

8. Falando de outro eletrodoméstico, hoje existem muitos fornos que permitem cozinhar vários pratos de uma só vez. No caso da Miele, com o modo Ar quente Plus é possível fazer pratos salgados e doces ao mesmo tempo sem que haja mistura de odores. Uma boa organização ajuda não só a reduzir o consumo energético, mas também a otimizar o tempo.

Caso tenha de adquirir um novo aparelho, a Miele recomenda que procure sempre um eletrodoméstico que tenha um certificado energético mais eficiente. Por exemplo, as máquinas de lavar roupa da marca alemã chegam a consumir menos 50% em relação à classe A+++. Praticamente toda a sua gama está homologada pelas entidades reguladoras com o certificado energético mais elevado, sendo uma das melhores do mercado.

Outro ponto a ter em conta no momento de aquisição de um novo aparelho é a qualidade e a durabilidade do mesmo. A Miele é a única fabricante do setor que testa os produtos para uma vida útil equivalente a 20 anos e garante qualidade e de bom funcionamento a longo prazo, algo que faz há mais de 120 anos.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos