Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Vendas tradicionais caíram mais de 80% na China, em contexto de COVID-19- Estudo GfK Demand and supply in times of COVID-19
2020-03-26

A GfK publicou o estudo "Demand and supply in times of COVID-19" que analisa o mercado chinês, como a primeira região a vivenciar o COVID-19. Este comportamento foi observado nos últimos dias de 2019 a fevereiro de 2020 e o que aconteceu na China poderá replicar-se noutros mercados.

Quando os consumidores chineses começaram a isolar-se, verificaram-se quedas significativas nas vendas da distribuição, tal como na confiança dos consumidores. As lojas fecharam, a cadeia de fornecimento foi afetada e os consumidores adiaram as suas compras.

Observando detalhadamente o desempenho da distribuição na China, as vendas tradicionais caíram mais de 80% durante algumas semanas de surto, já que a maioria das lojas estavam fechadas.

O aumento nas vendas do comércio eletrónico não compensou essas perdas mas o estudo mostra que determinados produtos, como notebooks por exemplo, continuaram a vender bem. Essa categoria, que já tinha uma forte presença no comércio eletrónico, foi beneficiada por ser considerada útil para emergências como a que se vive com o Coronavírus.

O estudo sugere que é possível mitigar o risco, vendendo por e-commerce, em horários em que as lojas estão fechadas. Informações detalhadas sobre vendas tradicionais e on-line revelam como as categorias de produtos mostradas se desenvolveram. As vendas no retalho tradicional caíram significativamente enquanto as vendas online cresceram um pouco em algumas categorias.

Nesse período, todas as compras desnecessárias foram adiadas.

Veja aqui a evolução das vendas por categorias

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos