Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Portugal com uma das maiores subidas no volume de vendas do comércio a retalho
2020-03-05

Entre os países da zona euro, Portugal registou, em janeiro, e por comparação a dezembro, uma das maiores subidas no volume de vendas do comércio a retalho: 4,2%.

Este índice, ajustado da sazonalidade, aumentou em janeiro, por comparação com o mês anterior, 0,6% na zona euro e 0,5% na Europa a 27, de acordo com as estimativas do Eurostat. Em dezembro, este índice tinha caído 1,1% na zona euro e 1% no conjunto da União Europeia.

Na zona da moeda única, face a dezembro, o volume do comércio a retalho cresceu 1,9% para os combustíveis para automóveis, 0,7% para os alimentos, bebidas e tabaco e 0,4% para os produtos não alimentares.

Entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis, as maiores subidas do índice foram observadas na Eslovénia (5,6%), em Portugal (4,2%) e na Roménia (3,5%). Já as maiores descidas registaram-se na Bélgica (-2,4%), na Irlanda (-1,7%) e em Malta (-0,7%).

Já comparativamente a janeiro de 2019, o volume do comércio a retalho aumentou, na zona euro, 2,4% para os produtos não alimentares e 0,7% quer para os combustíveis, quer para os alimentos, bebidas e tabaco. Na Europa a 27, a subida foi de 3,2% para os produtos não alimentares, 0,9% para os alimentos, bebidas e tabaco e 0,8% para os combustíveis.

Entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis, as maiores subidas, em termos anuais, foram observadas na Roménia (11%), na Hungria (7,6%) e na Lituânia (5,5%), ao passo que as maiores descidas se registaram na Bélgica (-1,4%) e na Eslováquia (-1).


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos