Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Garmin, a grande aliada das desportistas
2020-03-11

De acordo com o EuroBarómetro1 do desporto e do exercício físico, 78% das mulheres portuguesas não praticam desportos com regularidade semanal. Estes valores estão muito abaixo das médias europeias e a realidade é que os hábitos saludares de prática desportiva, tempos de dedicação para o lazer e o descanso, é algo essencial para a longevidade, a qualidade de vida e o bem-estar geral.

Alguns dos desportos preferidos pelas mulheres portuguesas incluem a caminhada seguida de prática de ginásio, natação e corrida. O próprio número de atletas femininas federadas, juntamente com a projeção de ídolos, está a contribuir para que as mulheres se envolvam cada vez mais na prática de exercício físico, entendendo-a como uma atividade motivadora e com benefícios diretos na sua saúde e bem-estar diários. As mulheres que mantém a prática desportiva semanal encontraram neste hábito um tempo de lazer e dedicação para si.

Motivação e condicionantes

São vários os motivos que levam à prática desportiva regular, sendo que a grande maioria o faz para estar em forma e por motivos de saúde. Sem embargo, há outras que encontram esta atividade como uma via de diversão e entretenimento e, inclusive, uma forma para descontrair e abstrair-se dos problemas do dia-a-dia. Seja qual for a sua motivação, o desporto é o melhor seguro de benefícios para homens e mulheres, em todas as suas vertentes: reforça a sua autoestima conhecendo e controlando melhor os seus limites e o seu corpo; confere-lhes confiança ao assistirem aos seus próprios progressos e conseguindo alcançar os objetivos; melhora o sentido de humor; ajuda a fortalecer o sistema imunitário e ajuda a prevenir uma multiplicidade de doenças. A isto soma-se, no caso feminino, o empowerment que o desporto confere, uma tendência que assume a força, a segurança das mulheres na sociedade bem como o seu importante papel.

Outro incentivo para a prática de desportos, para mulheres e homens, seria entendê-los como uma forma de relacionamento social. Grupos de corrida, aulas de fitness em massa, equipamentos para caminhadas ... O desporto na empresa é mais motivador e agradável, mas também é considerado mais seguro. Porque a realização de uma prática desportiva só envolve alguns imprevistos, como uma queda, um ultraje ou até mesmo um revés com outra pessoa em viagens solitárias. Ter um dos relógios Garmin traduz-se em tranquilidade, pois, graças à função LiveTrack da empresa, é possível aceder aos seus recursos avançados de segurança e monitorização.

De facto, esses dispositivos podem detetar um incidente e enviar automática ou manualmente uma solicitação de assistência a contatos de emergência previamente estabelecidos, graças à aplicação Garmin Connect. Especificamente, uma vez que a solicitação de assistência seja ativada, o contato de emergência receberá uma mensagem de texto indicando o nome e o local da pessoa que precisa de ajuda. Esse local é determinado pela função de rastreamento de atividades do LiveTrack, que envia atualizações de locais em tempo real durante a corrida.

Assim, com essa funcionalidade, o atleta que sai para treinar a sua atividade favorita pode fazê-lo com a certeza de que a qualquer momento pode informar os seus entes queridos onde está. Muitas são os atletas que saem para treinar ao pôr do sol, ou que o fazem sozinhos, porque é assim que conseguem conciliar a sua vida familiar e pessoal, e não há nada melhor do que se sentir sempre apoiado e acompanhado em qualquer incidente que ocorra, com apenas um toque num botão do seu relógio.

Controlo do ciclo menstrual

Algo tão natural como o ciclo menstrual limita e condiciona a prática de exercício. Uma pesquisa da PureGym2 que envolveu como target as mulheres do Reino Unido, revelou que quase metade cancelou uma aula ou um treino e 25% saíram após pouco tempo das mesmas devido a algum desconforto. No entanto, especialistas dizem que a menstruação normal não precisa ser um impedimento ao exercício.

Mas, a verdade é que a prática de exercício físico não é idêntica nos dias com e sem menstruação. Por isso, a Garmin foi mais longe e acrescentou aos seus relógios inteligentes uma app que permite gerir o ciclo menstrual. Assim, os diferentes estágios pelos quais a mulher passa durante todo o ciclo menstrual, regidos por altos e baixos hormonais, fazem com que a atividade seja gerida de diferentes maneiras. As soluções Garmin permitem, por meio da aplicação Garmin Connect™, monitorizar o ciclo detalhadamente, registando sintomas físicos e emocionais e assim melhor aprender sobre o treino e a nutrição necessários durante cada fase.

Grande aliada dos atletas, mulheres e homens, a marca pensou neles não apenas através de seus designs, mas também atendendo às suas necessidades, além de refletir estas preocupações nos recursos oferecidos nomeadamente nos relógios Venu e Vivoactive 4 da Garmin.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos