Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Consumer Choice quer saber se as empresas em Portugal são eticamente responsáveis
2020-03-02

É inegável que ética e responsabilidade social são elementos essenciais na economia do futuro, porque a cadeia de valor tende a dispersar e novos elementos de criação e manutenção da confiança são essenciais para conquistar o consumidor. As empresas éticas e socialmente responsáveis são organizações que cultivam boas práticas sociais, ambientais, laborais e económicas, estando subjacente que a aplicação de práticas éticas e de responsabilidade social empresarial deverão ir para além dos requisitos legais a que as empresas devem obedecer, incorporando práticas socialmente responsáveis voluntárias.

Mas qual é a realidade portuguesa?

É preciso avaliar se as empresas em Portugal são ou não eticamente responsáveis, no sentido de promoverem valores fundamentais para a criação de uma estrutura sócio ambiental consistente, em mercado livre e aberto, assegurando que todos usufruem dos benefícios da economia global, através do respeito de princípios básicos onde se incluem os direitos humanos, as relações laborais, o meio ambiente e a transparência, tal como defende o programa Global Compact da Organização das Nações Unidas.

Por forma a equacionar as preocupações e necessidades futuras sobre o contributo empresarial responsável, faz sentido o desenvolvimento de um instrumento de confiança para as empresas, para os cidadãos e, também, para o planeta. Neste contexto, a Consumer Choice desenvolveu o projeto de qualificação das empresas - ESCOLHA ÉTICA - que é um programa de qualificação, que incorpora a avaliação, verificação e validação dos seus procedimentos e comportamentos

éticos, tanto a nível interno como externo, e dá a conhecer as empresas e marcas éticas, cuja postura contribui para o crescimento da responsabilidade social e dos negócios éticos, além de fomentar um ambiente mais sustentável e justo.

O programa de avaliação, ESCOLHA ÉTICA, vai contemplar duas dimensões – a interna e a externa. Na dimensão interna vão ser avaliados os recrutamentos responsáveis, não discriminatórios, igualdade de género, entre outros fatores. Em termos externos, é importante avaliar questões como transparência, práticas relacionadas com a adequada integração da empresa na comunidade onde está inserida, práticas que promovam a sustentabilidade do planeta e que assegurem a proteção dos direitos humanos ou até mesmo que garantam um comércio justo.

Consumer Choice é única empresa certificada com ISO 9001 em gestão de qualidade para sistemas de avaliação de marcas, e que agora apresenta o programa de avaliação ESCOLHA ÉTICA que incorpora a avaliação, verificação e validação dos procedimentos e comportamentos éticos das empresas, tanto a nível interno como externo e dá a conhecer as empresas e marcas éticas, cuja postura contribui para o crescimento da responsabilidade social e dos negócios éticos, além de um ambiente mais sustentável e justo.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos