Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

APED lidera debate sobre retalho 2030
2020-02-26

Os temas em destaque na edição deste ano do APED Retail Summit são incontornáveis: smart retail, blockchain, sustentabilidade, ética, responsabilidade e deontologia, futuro das cidades, economia global e novas fronteiras. Tendo como mote “Leading the Change”, a Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição, organiza nos dias 5 e 6 de maio, no Museu do Oriente, em Lisboa, este evento de referência que este ano conta com Bob Woodward, jornalista e autor distinguido com dois Pulitzer como convidado especial.

Antecipar as mudanças no setor no horizonte 2030 é o grande objetivo e para isso contará com um conjunto de painéis e especialistas nas diversas áreas do retalho. O arranque será feito com uma análise global na apresentação “Dreaming up Retail in 2030”, que estará a cargo de Duarte Braga e Ana Paula Guimarães da McKinsey & Company.

Seguem-se as abordagens aos temas que mais definirão o futuro do setor: a sustentabilidade, trazida por Chris Goodall (escritor, comentador, investidor e consultor em alterações climáticas, energia e sustentabilidade); a mobilidade do futuro e logística urbana, apresentada por Diogo Nuno Santos (partner e líder de Supply Chain na Deloitte); o impacto do blockchain, abordado pelos especialistas da Gartner; o contributo das start-ups para a evolução do retalho, debatido na mesa-redonda que contará com os casos práticos da Start-up Lisboa.

As cidades, a sua evolução demográfica, as alterações nos espaços e o seu impacto no setor da distribuição e retalho estarão também em destaque na mesa-redonda “Smart Cities + Smart Future = Smart Retail”, com as presenças já confirmadas de Francisco Horta e Costa (Managing Director da CBRE Portugal), Miguel Eira Antunes (Líder Global de Smart Cities, Smart Nation e Governo Local na Deloitte) e Ricardo Bak Gordon (Founder of Bak Gordon Architects).

A digitalização da economia como chave para o futuro e os desafios do machine challenge serão abordados num momento especial que contará com uma apresentação de Carl Benedikt Frey, historiador económico e autor do livro “The Technology Trap”, seguida de uma conversa com Miguel Monjardino, Professor de Geopolítica e Geoestratégia no Instituto de Estudos Políticos, da Universidade Católica Portuguesa.

Pelo papel e contributo do setor no desenvolvimento económico do país, a APED traz a debate neste evento a “Economia global – novas lideranças, fronteiras e estratégias”, numa mesa-redonda que contará com Ana Teresa Lehmann, Fernando Alexandre, Germano Almeida, Raquel Vaz-Pinto e Ricardo Arroja. Um “Economic International Overview” será ainda apresentado por Miguel Belo de Carvalho (Administrador Executivo do Santander Portugal).

A liderança, outro dos destaques do APED Retail Summit, será abordada em vários momentos, desde a abertura, com destaque para o ensaio “Ética, responsabilidade e deontologia” de António Bagão Félix, à intervenção final de Bob Woodward, dedicada ao tema “From Presidents to CEOs, the price of politics and larger lessons of leadership”.

O APED Retail Summit assinala este ano a sua oitava edição tendo marcado em definitivo a reflexão sobre o retalho sendo de destacar que nas últimas edições contou com nomes de prestígio internacional como os Prémios Nobel Paul Krugman, Lars Peter Hansen, Joseph Stiglitz e Al Gore.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos