Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Garmin inaugura uma nova era de smartwatches com o Venu e Vívoactive 4/4S
2019-09-16

A Garmin acaba de apresentar na edição 2019 da Feira IFA, em Berlim, duas gamas de produto que prometem revolucionar o setor do fitness e que, a partir deste momento, fazem parte da sua grande família de smartwatches: Venu e Vívoactive 4/4S.

Ambas as gamas podem ser encontradas durante a feira no pavilhão 4.2 (stand 232), possuem recursos muito avançados e reúnem o maior número de benefícios oferecidos pelo mercado destinados a observar e monitorizar a saúde. Entre outras coisas, destacam-se por oferecer um controlo avançado e completo das atividades diárias e de sono, novos exercícios ilustrados, conectividade Wi-Fi e Bluetooth e funções inteligentes. Além disso, são compatíveis com vários serviços de streaming de música (Spotify, Deezer e Amazon Music) e incorporam um sistema de deteção de incidentes.

Monitorização avançada dia e noite

Os novos smartwaches vêm equipados com GPS, Glonass e Galileo, o que garante uma grande precisão na deteção de localização, mesmo nas áreas mais populosas ou arborizadas. Ambos os smartwatches incorporam várias funções de monitorização de atividade 24/7, que vão muito além das etapas de controlo, calorias e frequência cardíaca.

Entre elas, destaca-se a monitorização avançada do sono, para o qual utilizam o recurso Pulse Ox*, que mede a saturação de oxigénio no sangue e também o cálculo dos diferentes estágios do sono (luz, profundidade e REM). Além disso, mede o número de respirações por minuto e deteta qualquer anomalia na frequência cardíaca**. A combinação de todos estes parâmetros traduz-se numa análise detalhada do sono do utilizador, e essas estatísticas podem ser verificadas após o despertar do sono para entender completamente a qualidade do mesmo e as consequências em repouso.

Outro dos recursos de monitorização é a Body Battery, que usa uma combinação de dados de stress, variabilidade da frequência cardíaca (VFC), sono e atividade para calcular as reservas de energia do corpo a qualquer momento, para que seja possível planear o dia e otimizar a atividade e os horários de descanso.

A tudo isto, acrescenta-se a função de medição dos valores máximos de VO2, idade fisiológica, a nova função de monitorização de hidratação, atividades respiratórias estruturadas, projetada para promover a concentração e o relaxamento, ou o controlo do ciclo menstrual. Este último benefício, de especial importância para o público feminino, analisa as mudanças que o corpo experimenta ao longo do ciclo menstrual, realizando um registo dos períodos e sintomas físicos, além de oferecer previsões de fertilidade durante o mês.

Exercícios ilustrados

Com mais de 20 modos desportivos, internos e externos, os exercícios ganham vida através dos ecrãs dos Vívoactive 4/4S e Venu (AMOLED). E é possível trabalhar força, cardio, yoga ou pilates através de mais de 40 exercícios ilustrados que estão disponíveis no dispositivo. Graças a eles, o utilizador pode seguir facilmente a forma e a técnica apropriadas para executar os exercícios, e tudo isto apenas a olhar para o pulso.

Além dos já pré-carregados, o utilizador pode fazer download de muitos outros exercícios diretamente do Garmin Connect™, ao qual é adicionada a possibilidade de os criar e personalizar. Se desejar, estes smartwaches também são compatíveis com o Garmin Coach, graças ao qual poderá usufruir de um personal trainer virtual e planos de treino gratuitos e disponíveis para download que se adaptam ao utilizador e aos seus objetivos. As sessões de treino são sincronizadas com o relógio e ajustadas de acordo com o desempenho em todo o plano.

Maior confiança, seguimento e conectividade

Para uma maior confiança e assistência durante os treinos, os Vívoactive 4/4S e Venu contam com um detetor automático de incidentes. Quando ativado, e sempre em combinação com um smartphone compatível, envia automaticamente uma mensagem (em caso de queda ou incidente) com a localização exata para os contatos de emergência previamente estabelecidos no Garmin Connect.

Por outro lado, e graças aos seus recursos de conectividade, é possível conhecer o clima, controlar a música, receber notificações inteligentes, localizar o telefone, visualizar chamadas recebidas, e-mails, lembretes de calendário, avisos de redes sociais... e tudo isso sem a necessidade de pegar no smartphone. Da mesma forma, os utilizadores de dispositivos Android™ também podem responder a mensagens de texto pelo relógio. E assim o utilizar também poderá ativá-lo manualmente caso necessite de ajuda.

Música, um elemento essencial

Para quem não pode correr sem música, os novos smartwatches da Garmin permitem fazer download e armazenar arquivos de música e listas de reprodução. Por sua vez, têm conectividade Wi-Fi e a música pode ser transferida do smartphone ou computador e apreciada através de plataformas de música como Spotify, Amazon Music ou Deezer diretamente no relógio. Para a ouvir, basta conectar com fones de ouvido Bluetooth®.

Garmin Pay e personalização

Sair para treinar sem carteira ou mala não é um problema quando as sessões são acompanhadas por estes smartwatches. Isto porque contam com a tecnologia Garmin Pay para efetuar pagamentos diretamente do relógio (por meio de contato).

O vívoactive 4 apresenta um ecrã de 22mm de diámetro e o vivoactive 4s 18mm. Estes ecrãs permitem personalização, podendo escolher entre uma ampla variedade de ecrãs, aplicações e widgets de relógio através da aplicação Conect IQ™.

Por último, a série Vívoactive 4/4S oferece uma autonomia de até 8 e 7 dias, respetivamente, no modo smartwach, e até 6 e 5 horas no modo GPS e música. Já o Venu fornece um intervalo de até cinco dias no modo smartwatch e até 6 horas quando as funções de reprodução de GPS e música são usadas.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos