Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

A WIKO traz-te 6 dicas para conseguires fazer render os teus dados móveis ao máximo neste verão!
2019-07-08

Muitas das pessoas não pensam em poupar os seus dados móveis e apenas quando recebem as mensagens das operadoras a informar que o pacote de dados móveis mensal está a terminar é que começam a tentar geri-los da melhor forma. Mas numa era em que estamos sempre ligados à internet, mesmo durante as férias, é imprescindível saber como poupar os dados móveis para que durem todo o mês. Assim, de forma a ajudar-te a rentabilizar os teus dados móveis, a WIKO, fabricante europeia de smartphones, disponibiliza 7 dicas essenciais.

1. Opta por te ligares em zonas com Wi-Fi

Mesmo que vás de férias para uma cidade ou país que não conheces, a boa notícia é que terás sempre zonas com acesso a Wi-Fi gratuito. Para desfrutares do Wi-Fi do hotel ou do restaurante onde estás a fazer a refeição, por exemplo, basta ligares-te ao mesmo com o código que te é dado e depois navegares por todo o tempo que desejares sem qualquer custo associado. Além disso, existem também alguns momentos que já têm o seu próprio Wi-Fi, tal como o aeroporto para que possas esperar pelo teu voo entretido.

2. Desativa as notificações push

Cada vez que o teu telemóvel recebe notificações significa que, basicamente, utilizou dados móveis para atualizar aplicações à procura de nova informação: acontece sobretudo com notícias, e-mails e redes sociais. No entanto, muitas das vezes em que o telemóvel faz essa pesquisa não há qualquer novidade a apresentar e por isso gastou dados móveis sem necessidade. Se desativares esta sincronização, apenas terás de ir consultar aquela aplicação específica da qual queres saber novidades – além disso, se estás de férias evitas ser bombardeado de emails na praia ou na piscina.

3. Vai gerindo a tua utilização

Através da sua aplicação ou website oficial, a tua operadora disponibiliza informações relativas a faturas, plafond de dados, minutos e SMS grátis que ainda tens disponíveis, entre outros detalhes relativos ao teu tarifário. Vai assim gerindo a tua utilização e desliga os dados móveis quando não precisas deles, de forma a teres sempre noção da utilização dos mesmos e do que podes ainda fazer durante o mês – quer seja divulgares as tuas férias ou apenas para te manteres em contacto com os teus entes queridos.

4. Desativa o download automático de imagens

Por norma, em aplicações de mensagens ou até mesmo o Gmail, o download das imagens e dos vídeos recebidos é automático e imediato, a não ser que alteres esta predefinição na própria aplicação. Em altura de férias é mais comum partilhar-se imagens entre amigos sobre o que se está a fazer e sítios que se visita, o que te vai consumir bastantes dados caso faças o download imediato. Assim, podes escolher quais os ficheiros multimédia que pretendes descarregar no momento ou simplesmente descarregá-los quando estiveres com Wi-Fi disponível.

5. Se usas o Google Maps, faz o download dos mapas previamente com Wi-Fi

Os mapas podem gastar muita internet, principalmente se fizeres muitas pesquisas, como acontece quando estás numa zona que não conheces e precisas de direções. Uma vez que o Google Maps não precisa de ter conexão à internet para usufruires das suas funcionalidades, opta por fazer download dos mapas quando tens acesso ao Wi-Fi: uma vez aberta a aplicação, seleciona “Mapas Offline” e escolhe a área que queres gravar, para que podas aceder sempre que queiras sem necessidade de ligação à internet.

6. Opta por chamadas ou SMS

Por muito tentador que seja enviares uma fotografia diretamente da praia, sempre que estiveres na rua, e não estiveres ligado ao Wi-Fi, opta por fazer uma chamada de voz pelo telemóvel ou por enviar SMS, em vez de recorreres a aplicações de mensagens ou vídeo chamadas que obrigariam à utilização dos dados móveis.

PUB
Banco de imagens



Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos