Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Potencial disruptivo do 5G subestimado por executivos
2019-07-02

Segundo os resultados de um estudo global da Accenture, os executivos das áreas de negócio e de tecnologia subestimam o potencial disruptivo da tecnologia 5G. Um inquérito a executivos de empresas de grande e média dimensão em 10 países concluiu que 53% dos inquiridos acredita que existem poucas vantagens adicionais que a rede 5G lhes pode trazer face às redes 4G, ao nível da velocidade e capacidade de rede.

Eduardo Fitas, Vice-presidente da Accenture Portugal e responsável pela área de Comunicações, Media e Tecnologia, afirma que o estudo demonstra o desconhecimento que ainda existe sobre o potencial valor que o 5G pode trazer às organizações. Para que este potencial seja desbloqueado, é necessário que as organizações entendam as necessidades do cliente, consigam superar as barreiras de adoção e impulsionem a colaboração entre os fornecedores de serviços, tudo isto trabalhando num modelo de colaborativo num ecossistema que inclua operadores de comunicações, integradores de soluções e fornecedores de equipamentos.

72% dos executivos afirmou ter dificuldade em imaginar futuras possibilidades e utilizações do 5G, sendo que as empresas de telecomunicações são dos principais fornecedores de serviços com os quais os 40% dos inquiridos planeiam associar-se na sua implementação. Contudo, 60% dos executivos identificou existir uma falta de conhecimento por parte dos fornecedores de serviços de telecomunicações acerca dos desafios nas suas indústrias e como o 5G pode aí ser aplicado para inovar.

Os executivos citaram também uma série de barreiras na adoção da rede 5G como, por exemplo, o investimento inicial (36%), a segurança (32%) e a adesão dos colaboradores (29%). Enquanto 78% dos executivos acredita que a utilização do 5G irá tornar o seu negócio mais seguro, 32% tem dúvidas em relação à sua segurança.

Por outro lado, e apesar dos desafios apresentados, os executivos admitem que esta tecnologia pode ter um enorme potencial na criação de vantagens competitivas. 60% dos executivos acredita que a rede 5G irá abranger quase toda a população em 2022 e 70% acredita que as aplicações 5G irão permitir criar novos negócios e novas experiencias no mercado.

Segundo Eduardo Fitas, a rede 5G irá trazer consigo uma onda de conetividade que abre novas dimensões para a inovação e para o desenvolvimento comercial e económico. Os avanços em áreas como a realidade aumentada, edge computing, os veículos autónomos, o conceito de smart city e outros serão acelerados com o 5G. As empresas de telecomunicações terão um papel fundamental ao dinamizar os ecossistemas de parceiros que, em conjunto, irão desenvolver as soluções necessárias a cada indústria.

Outras conclusões deste estudo:

As perceções quanto à rede 5G variam consoante as indústrias, com 53% dos executivos no setor da energia a acreditar que o 5G irá ter um impacto revolucionário com a sua capacidade de chegar a novos lugares, como áreas remotas e inóspitas – em comparação com 41% dos inquiridos.

O setor público tem o menor nível de conhecimento sobre a rede 5G. 59% acredita que será 10 vezes mais rápida que a rede 4G, em comparação com 67% de todos os inquiridos. Além disso, apenas 66% dos executivos do Governo, em comparação com 78% do total, acredita que a utilização de 5G para a conetividade no local de trabalho tornará os negócios mais seguros.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos