Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Vídeo inteligente, um argumento para revolucionar a experiência de compra na loja
2019-03-26

Num mundo marcado pelo abrupto crescimento de lojas online, o setor do retalho sofre, mais do que qualquer outro, o impacto da adesão ao e-commerce. As lojas físicas esforçam-se por manterem o dinamismo e por competirem com as suas congéneres na Internet. Para agravar a situação, o grande trunfo das lojas físicas – a capacidade de facultarem um acompanhamento mais pessoal ao cliente – sofreu nos anos mais recentes com o declínio dos níveis de eficiência operacional nas lojas. Dado o cenário, a questão impõe-se: de que forma podem as lojas otimizar operações e melhorar a experiência do cliente?

Para a Gateway, a tecnologia assume um papel fulcral na experiência do cliente. Ela consegue responder assertivamente aos desafios impostos pelo mercado, como a recolha precisa de dados e a sua correta visualização tendo como objetivo final a tomada de decisões mais fundamentadas e inteligentes sobre a superfície comercial. Neste aspeto em particular, as tecnologias de vídeo inteligente permitem, entre outras coisas, a contabilização de clientes na loja, a identificação dos clientes VIP ao entrarem na loja proporcionando um acompanhamento personalizado ou ações de Marketing direto e ajustado aos hábitos de compra. Permitem ainda, o mapeamento de zonas por fluxo de clientes para identificar na planta da loja as zonas e os produtos mais populares, a gestão de produtos em prateleira que alerta para o índice de ocupação do produto permitindo uma reposição rápida antes que este atinja um ponto de rutura de stock, a integração da informação do POS na imagem de vídeo de modo a executar uma auditoria mais precisa às praticas de gestão de numerário e erros de caixa e a deteção e a gestão de filas em tempo real evitando o excesso de clientes em espera ou um tempo de espera muito longo, ajudando assim na organização de colaboradores nas caixas de pagamento.

As soluções de vídeo inteligentes e que contam muitas vezes com funcionalidades de autoaprendizagem são ferramentas privilegiadas para conferir aos responsáveis de loja as perspetivas de que necessitam para atualizarem os seus espaços e melhorarem os índices de competitividade. Quem está disponível para adotar estas soluções irá conseguir rapidamente conferir as suas mais-valias e recolher os frutos da eficiência e rentabilidade que elas conferem.

Neste campo, a Gateway apresenta uma invejável panóplia de soluções inteligentes, nomeadamente câmaras IP de contagem de pessoas 3D (imagem estereoscópica) que permitem obter informação do número de entradas e saídas. Permite ainda filtrar pela altura excluindo objetos ou animais. Este tipo de solução permite acompanhar o fluxo de clientes na loja, que interligado a sistema de faturação, permite obter a taxa de conversão do número de pessoas vs talões de venda emitidos. A análise de fluxo por hora, dia, semana, mês ou ano permite gerir o número de colaboradores e seus horários.

A sua instalação sobre a porta de entrada de lojas de rua ou em corredor de centro comercial, permite contabilizar o número de pessoas que entram na loja versus o número de pessoas que passou frente à loja e não entrou. É possível assim obter dados sobre a qualidade da localização da loja e a preferência dos clientes pela mesma.

Outra das soluções Gateway que visa responder às necessidades do amanhã é a câmara fixa com analítica de gestão de fila. Esta solução realiza a gestão de clientes na fila de caixa, com indicação do número de pessoas e o seu tempo de permanência. Permite gerar alarmes de acordo com valores a definir para o número máximo de pessoas e tempo de espera, ajudando na decisão de abertura ou fecho de caixas de pagamento.

Cada vez mais relevante, tornam-se as soluções de câmaras fixas com analítica de reconhecimento facial. As soluções Gateway permitem o reconhecimento facial tridimensional e a captura de imagem facial na entrada de loja. O reconhecimento de um cliente frequente ao entrar em loja, permite gerar ações de marketing direto, ou um acompanhamento mais personalizado de acordo com os hábitos de compra ou as necessidades deste.

Permite a comparação instantânea da pessoa com a fotografia presente na base de dados de imagens e a ativação de alarme em caso de correspondência. É, portanto, possível identificar e alertar para a entrada de clientes problemáticos na loja.

PUB
Capa da Revista



Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos