Em 2018, o mercado dos pequenos eletrodomésticos cresceu 8% enquanto os grandes eletrodomésticos conheceram uma variação positiva de 3% em valor.
Poucos são os produtos que contribuem para esta evolução, sendo que o destaque vai para os aspiradores, o produto com mais crescimento (26%), e para as máquinas de café. Esta é uma das razões que leva a GfK a considerar que nesta área é fundamental a vasta variedade de produtos disponível.
Nos pequenos e grandes eletrodomésticos as tendências são:
1 - Experiências e tarefas enriquecidas pela simplificação impulsionada por tecnologias como o Smart e os Voice Assistants, com um novo nível de conectividade.
2 - Bem-Estar - contrariar a poluição urbana, melhorar a qualidade de ar e água e ajudar a melhorar o sono é o objetivo de muitos dos produtos inovadores apresentados recentemente.
3 - Premium - produtos aspiracionais, que expressam a identidade, a indulgência com o “Eu”. Aqui, a experiência é enriquecida pela ergonomia e conectividade que resultam numa oferta premium.
4 - Shopping sem fronteiras - compras 24 horas por dia / 7 dias por semana, em todo o lado. Proporcionar uma experiência enriquecida através do shopping sem fronteiras é uma oportunidade no mercado atual.