Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Propensão para comprar atinge o valor máximo dos últimos 15-anos
2017-10-23

O último resultado do estudo “Consumer Climate”, feito pela GfK, indica que os portugueses aumentaram, no último trimestre, a propensão para comprar para valores que são um recorde só comparável a máximos de há 15 anos.

Apesar de não haver um aumento nos níveis de confiança na expectativa sobre a economia portuguesa, verifica-se uma clara e forte vontade de comprar, o que, possivelmente, irá refletir-se numa mais sólida procura interna.

Nesta informação da GfK, os portugueses não mantiveram a tendência de subida sobre a expectativa económica, em particular neste último trimestre. Assiste-se a uma ligeiríssima descida até aos 37,7 pontos, no final de setembro, comparativamente ao valor do segundo trimestre deste ano. No entanto, é ainda assim uma subida de 19,9 pontos, comparando com igual período do ano passado.

Em relação à propensão para comprar, continuou a verificar-se uma tendência claramente positiva, já observada no segundo trimestre, mas agora com um máximo inédito de 13 pontos. Trata-se do nível mais elevado desde o final de 2001, com uma subida de 8,9 pontos face ao segundo trimestre e uma forte subida de 29,6 pontos em comparação com igual período do ano passado.

Em relação à opinião do consumidor europeu, mantém-se a tendência de subida no terceiro trimestre deste ano, terminando com 20,9 pontos. Trata-se de uma subida desde os 19,1 pontos verificados no final do segundo trimestre, alcançando agora um nível que ainda não tinha sido visto desde o final de 2007.

Durante o último trimestre, o consumo privado demonstrou ser um pilar importante para a economia da União Europeia, com diversos países a melhorarem ou a manterem a posição no indicador da propensão para comprar. Este facto combateu os resultados mais contraditórios de determinados países noutros indicadores, como a expectativa de rendimento a descer em França, Áustria e Alemanha, em comparação com o segundo trimestre.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos