Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Alcatel ganha Prata nos TOP/COM Awards pela plataforma enjoy.now
2017-10-16

A Alcatel acaba de conquistar o troféu de Prata do TOP/COM Awards como finalistas da prestigiada "TOP/COM GRANDS PRIX Consumer” na categoria "Global Design" pela sua nova plataforma de marca “enjoy.now”.

A décima oitava edição dos prémios TOP / COM GRANDS PRIX Consumer realizou-se em Paris com o objetivo de destacar as estratégias e a comunicação de marcas e produtos de consumo nas suas abordagens comerciais e promocionais.

Uma nova plataforma de marca para uma reconhecida marca histórica

Integrada na TCL Communication, classificada na 10ª posição do ranking do mercado mundial de telemóveis no primeiro trimestre de 2017, a Alcatel é uma marca global, comercializando dispositivos em mais de 160 países por todo o mundo. Uma marca histórica na indústria mobile, a Alcatel é um dos poucos players a favorecer-se da sua longevidade.

A nova plataforma "enjoy.now" foi apresentada durante o Mobile World Congress 2017 com a missão de aproximar a marca do seu principal grupo-alvo, os chamados "immediates".

Os “immediates” são pessoas que vivem no agora.

Tudo o que consumimos, valorizamos e apreciamos é feito no momento. Se chamarmos um táxi para as 22h00, esperamos que esteja em frente à casa às 22h02. Estamos à procura de produtos e marcas que nos permitem aproveitar o momento presente. Portanto, a Alcatel concentra sua estratégia na alegria espontânea através da plataforma "enjoy.now".

A plataforma também reflete a sua proximidade com o consumidor: os seres humanos estão no cerne de tudo e não nas especificações do produto. Para uma identificação mais forte da marca, a nova plataforma coloca a ação na vida real, com "pessoas reais" em vez de top-models.

“É um mundo de mudanças incríveis e constante progresso. Um mundo conectado pela tecnologia, onde milhões de pessoas vivem vidas de instantâneo e ilimitado acesso através dos seus smartphones. As coisas que amamos estão disponíveis bastando premir um botão. A nova plataforma Alcatel expressa o que esperamos que a tecnologia seja: Inovação que cria e melhora momentos de alegria para todos, agora", explica Cécile Duriez, Diretora de Marketing e Comunicação da Europa, e acrescenta:" Estamos honrados em ser reconhecidos com o troféu de Prata pela plataforma "enjoy.now", pois reflete a estratégia da nossa marca e ilustra um design de última geração.”

Construir uma plataforma de marca em três passos

Durante os 18 meses a construção da nova plataforma da marca desenvolveu-se em três etapas.

Primeiro, a equipa realizou um grande estudo em 15 países, com a Agência Millward Brown. Os resultados refletiram hábitos e expectativas dos “immediates” e, acima de tudo, uma necessidade fundamental: alegria. Seja em França, no Brasil, nos Estados Unidos ou na Índia, a palavra alegria estava em todos os lugares, expressando a necessidade universal de um "canto do céu azul" num mundo de ansiedade. Após esta descoberta, o termo "enjoy.now" foi criado com nossa agência Fearlessly Frank. O passo final foi projetar a plataforma, usando o termo 'enjoy.now' O estúdio interno da Alcatel, um estúdio de criação, criou um design atraente que exala alegria.

A desenhar a plataforma Enjoy.now

A equipa interna de design começou por desenvolver uma identidade visual que apresenta momentos de vida naturais e espontâneos, momentos divertidos e pessoais, com uma abordagem contemporânea e ousada. Tudo isso combinado com um forte tratamento de cores cria uma visão positiva, credível e renovada da marca, de acordo com o resumo original. Nós decidimos aplicar consistentemente gradientes de cores brilhantes que recordam os filtros Instagram em que nosso público está interessado.

"Como um estúdio criativo interno na Alcatel, esta nova plataforma foi uma real e emocionante oportunidade para criar uma nova identidade a partir do zero. Enjoy.now é obviamente sobre alegria, mas a alegria pode significar coisas bastante diferentes de uma pessoa para outra, e foi especialmente isso que nos chamou a atenção e o que identificámos como o ângulo mais forte e mais diferenciador a enfrentar", refere Vincent Guillaume, Diretor Criativo de Arte e Designer de Visualização de Produto da Alcatel.

Reconhecimento como uma marca aspiracional

Desde o lançamento oficial da plataforma da marca "enjoy.now" no Mobile World Congress 2017, a nova plataforma divulga campanhas inovadoras, desde embalagens clássicas e obras de arte impressas, realização de televisão e cinema até conteúdos para redes sociais, bem como roll-outs completos para eventos e pontos de vendas. Feedbacks de parceiros, consumidores e media relatam reações altamente positivas.

Ser premiado pela TOP / COM pela plataforma enjoy.now significa que a Alcatel agora é reconhecida como uma marca aspiracional que oferece uma mensagem inspiradora aos seus consumidores. Não é apenas um call-to-action. É uma declaração de intenção e uma filosofia para viver. Enjoy.now acaba de começar a vivê-lo. Graças a todas as pessoas que contribuíram para a plataforma, graças a todos que ambicionam constantemente fazer crescer e realizar todo o potencial de enjoy.now!

Imagem: Vincent Guillaume, Diretor Criativo de Arte, e Cécile Duriez, Diretora de Marketing & Comunicação da Europa


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos