Durante o mês de setembro o site da OBP registou 3000 novos registos o que revela que as empresas do comércio e serviços da região de Lisboa reconhecem as vantagens de ganharem visibilidade nas plataformas online internacionais.
A maior parte dos registos resultou de um contacto direto que foi feito porta a porta por 15 jovens universitários nas zonas das Avenidas Novas, Lumiar, Graça e Parque das Nações. Mas a divulgação da iniciativa através dos meios de comunicação social também tem contribuído para uma crescente adesão.
Durante o mês de outubro os estudantes vão percorrer os bairros de Campo de Ourique, Alvalade, Areeiro, Olivais e Moscavide, esperando-se também uma adesão massiva nestes locais.
Segundo Jorge Simões, regional manager da OBP em Portugal, “O objetivo inicial da OBP era alcançar 5000 registos em 6 meses mas, neste momento, essa ambição já está ultrapassada, dado que este número deverá ser alcançado ainda no mês de Outubro.”
O que é a OBP:
A OBP – One Bussiness Place é um projeto europeu de defesa da economia local, financiado parcialmente pela Comunidade Europeia, que se propõe dar visibilidade ao comércio e serviços locais, permitindo aos consumidores, através de ferramentas tecnológicas, descobrirem, em motores de busca online, micro e pequenas empresas que não têm capacidade de se promoverem individualmente.
Esta iniciativa tem quatro grandes objetivos: promover o comércio e serviços de proximidade, nomeadamente o que tem maior tradição histórica e cultural; contrariar a tendência contemporânea de promoção exclusiva dos grandes grupos comerciais e culturais, em plataformas digitais; dar visibilidade a Micro e PME’s que, pela sua reduzida dimensão, têm dificuldade em penetrar em canais de comunicação tecnológicos mais sofisticados para divulgarem a sua localização; trazer novos clientes ao pequeno comércio.
Para que os objetivos se cumpram é necessário que tanto os comerciantes, como os serviços registem os seus estabelecimentos no site da OBP em www.obp.pt
O projeto está também a ser lançado na Alemanha (Berlim) e em Espanha (Madrid). Portugal (Lisboa) será no entanto pioneiro no lançamento da app UCG (User Generated Content), uma aplicação de registo, criada exclusivamente para este fim.