Foi detectada, em algumas placas vitrocerâmicas de 60 centímetros de largura, das marcas Balay, Bosch e Siemens, a possibilidade de conterem um componente electrónico avariado.
Os modelos considerados são placas com quatro zonas de cozedura, combinando duas zonas de indução e duas eléctricas, cuja data de aquisição tenha sido a partir de Janeiro de 2006, para as marcas Bosch e Siemens, e a partir de Setembro de 2006, para a Balay.
Segundo a informação divulgada no site de assistência técnica do grupo BSH, devido à avaria, as duas zonas de cozedura da parte de trás da placa podem ligar-se automaticamente, mesmo com a placa desligada, pelo que pode ocorrer o risco de incêndio caso os utilizadores deixem objectos em cima da placa, incluindo tachos, sem vigilância. O grupo garante que a placa pode continuar a ser utilizada, mas alerta que, até a verificação pelos serviços técnicos,o disjuntor deve ser desligado sempre que a placa não estiver a ser utilizada.
De acordo com a BSHP, e tendo em conta os valores apurados até à data, já foram detectadas mais de 60 por cento das placas abrangidas por esta anomalia, tendo já sido efectuadas e concluídas 40 por cento das reparações da peça electrónica.