Dentro de dez anos, as compras serão feitas em diferentes canais. Muitos dos consumidores irão comprar em vários formatos, incluindo supermercados, hipermercados, lojas de conveniência, especialistas e através da Internet.
Se, no passado, comprar em diferentes canais significava frequentar insígnias distintas, cada vez mais os retalhistas estão conscientes de uma abordagem integrada multicanal, em que o online, as lojas, as vendas por catálogo e por telefone se podem complementar uns aos outros. Esta é uma das principais conclusões de um estudo realizado no Reino Unido pela IGD. A consultora tentou compreender como a mudança nos estilos de vida e na tecnologia podem influenciar a forma como se irá comprar no futuro. Um futuro que está apenas a uma década.
Na realização deste inquérito, a IGD colaborou com a EDS e questionou dois grupos de consumidores, os adolescentes, considerados de consumidores do futuro, e os clientes que, actualmente, têm entre 25 e 40 anos, que são já importantes nos dias de hoje e continuarão a ser decisivos dentro de dez anos. E uma das conclusões mais surpreendentes é que as visões dos adolescentes e destes adultos estão fortemente alinhadas. A diferença de experiências e de atitudes, contudo, pode explicar algumas assimetrias na abordagem às compras no futuro.
Leia o artigo na secção de Reportagens