Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
76% dos lisboetas acreditam que aplicações como a Uber são uma alternativa a ter carro próprio
2017-09-05

Lisboa e Roma são as cidades europeias em que mais pessoas acreditam que aplicações como a Uber são uma alternativa ao carro próprio.

De acordo com o estudo da ORB - revelado esta terça-feira - Lisboa destaca-se pela maior percentagem de utilização diária do carro próprio da Europa: 71% dos participantes do estudo assumem que utilizam o carro pelo menos uma vez por dia.

No entanto, 76% dos inquiridos acreditam que aplicações como a Uber são uma alternativa ao carro próprio e 77% afirmam que optariam por ter apenas um carro se conseguissem facilmente a combinação entre aplicações de mobilidade e uma rede de transportes públicos fiável. As preocupações ambientais estão presentes para mais de 93% dos inquiridos.

Os lisboetas revelam-se dos europeus que mais utilizam os transportes públicos. Lisboa tem a segunda taxa mais alta no que diz respeito à utilização de metro ou comboio (só ultrapassada por Paris) com 49% dos inquiridos a utilizarem estes meios de transporte diariamente, e a mais alta utilização diária do autocarro, com 50% dos inquiridos a optarem por esta solução.

Ainda assim, o estudo indica que 84% das pessoas que vivem em Lisboa acreditam que o transporte público não é suficiente para desistirem completamente do carro próprio. O responsável pela Uber em Portugal, Rui Bento, defende que “ este estudo confirma que os lisboetas veem na Uber uma alternativa conveniente ao carro próprio que pode complementar e estender o alcance das infraestruturas de transportes públicos existentes. Em Lisboa, por exemplo, 56% das viagens na plataforma têm início fora da zona de cobertura do Metro de Lisboa, e 72% terminam a menos de 500m de uma estação.”.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos