Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Infraestrutura cloud já está a ser operacionalizada em quase metade das empresas
2017-07-03

Este é um dos resultados de um estudo que a Oracle levou a cabo junto de 1.614 profissionais das áreas de TI na Austrália, Alemanha, Índia, Itália, Malásia, Arábia Saudita, Coreia do Sul e Reino Unido. O documento intitulado “You & IaaS: The New Generation”teve como objetivo perceber o estado da implementação das suas infraestruturas cloud e as previsões de utilização desta tecnologia nos próximos anos.

O estudo demonstra que a adoção de infraestruturas cloud (IaaS) permitem, segundo afirmam as empresas inquiridas, o aumento dos níveis de desempenho e inovação. A Oracle indica que, para as empreas, as barreiras e mitos da tecnologia estão a ser ultrapassados.

Cerca de 66% das empresas que fizeram parte do estudo afirmam que a migração para o IaaS permitiu encurtar o tempo de disponibilização de novas aplicações e/ou serviços. Adicionalmente, o estudo comprova que 64% indica que a adoção desta tecnologia permitiu reduzir os atuais custos de manutenção de uma “forma muito substancial”.

Apesar dos receios iniciais, o estudo vem demonstrar ainda que os inquiridos referem, na sua grande maioria (64%), que a transição foi mais fácil do que o esperado.

Quanto a perspetivas futuras, a maioria das empresas analisadas no estudo da Oracle está de acordo com o papel fulcral que as IaaS irão ter a curto prazo.

Segundo Hugo Abreu, Country Manager da Oracle Portugal, o estudo vem demonstrar que “as empresas que enveredaram pela adoção do IaaS testemunham elevados níveis de satisfação e sucesso e estão a alcançar poupanças muito significativas”. Deste modo, acrescenta Hugo Abreu, “os resistentes à adoção precisam de desafiar as falsas perceções que os paralisam porque quanto mais tempo deixam passar mais são ultrapassados pelos seus concorrentes que já o fizeram”.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos