Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Grande consumo em Portugal cresce 1,3% no segundo trimestre do ano
2015-09-15

Estes são os dados do relatório “Growth Reporter” elaborado pela Nielsen. O registo de crescimento de 1,3% no mercado do grande consumo em Portugal, comparado com o período homólogo, regista melhor ritmo que as três grandes economias Europeias – França, Itália e Reino Unido.

O valor de 1,3% de crescimento no grande consumo e Portugal vem consolidar o aumento de 0,5% verificado no primeiro trimestre e confirma a mudança dinâmica em 2015, após um segundo trimestre negativo no ano anterior. Este aumento está em linha face à evolução da economia Portuguesa, afirma a empresa Nielsen no estudo “Growth Reporter”, que registou um crescimento do PIB na ordem dos 1,5% entre abril e junho.

A análise da Nielsen constatou, ainda, um cenário de ligeira deflação, com uma diminuição dos preços de 0,4%. Desta forma, os consumidores portugueses conseguem comprar mais por menos.

Segundo o relatório a melhoria do consumo interno faz evidenciar o rimo de crescimento, que foi superior ao de três das cinco maiores economias europeias (França, Itália e Reino Unidos). Apenas Espanha, com um aumento de 2%, e Alemanha, com 1,5%, registaram melhores resultados que o mercado português.

Portugal registou um ponto a menos em comparação com a evolução do mercado de grande consumo em toda a Europa, que registou uma melhoria de 2,4% no período em análise. Esta melhoria no grande consumo é atribuída segundo Gustavo Núñez, diretor geral da Nielsen Ibéria a “uma ligeira melhora da confiança dos consumidores que, segundo o nosso próprio Índice de Confiança do Consumidor, cresceu dois pontos em junho, comparativamente ao final de 2014

O relatório "Growth Reporter" da Nielsen compara as dinâmicas de mercado (valor global de vendas e crescimento) no setor de bens de consumo em toda a Europa. Baseia-se na medição de vendas feita pela Nielsen em 21 mercados na Europa e abrange as vendas em canais de Hipermercados, Supermercados e lojas tradicionais. Baseia-se num conjunto amplo de categorias medidas de forma contínua em cada um desses países e canais, entre os quais se encontra Portugal.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos