Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Fotografia, eletrónica de consumo e informática em queda no mercado tecnológico Português
2015-09-10

Segundo o índice desenvolvido pela GfK TEMAX®, as áreas de fotografia, eletrónica de consumo e informática aumentam, no segundo trimestre de 2015, a tendência negativo que vinha a ser demonstrada.

No caso da eletrónica de consumo a queda atinge os dois dígitos, com menos 17% em valor. Para esta tendência contribuíram, especialmente, as Televisões pelo peso que têm neste mercado. No 1.º semestre venderam-se menos 12% de televisões resultando em menos 7 milhões euros face a 2014. Em termos de características as Smart Tvs já representam 55% em valor, as Smart Tvs 55% e as 4k ou Ultra HD com 15%.

As tecnologias de informação foram outro dos setores com tendência negativa confirmada, caindo 11% em valor. Com os Tablets a continuarem a registar uma tendência negativa, são os PC’s Portáteis o produto que permite contrariar a tendência negativa. Estes dois produtos continuam a ser os mais importantes para este sector, pois juntos perfazem cerca de 75% em valor.

Apesar de não apresentar resultados negativos, os grandes eletrodomésticos estão novamente em crise pois, mesmo com resultados positivos, decresceram no segundo trimestre. Sendo um mercado muito ligado ao setor imobiliário, após um crescimento acentuado em 2014, este ano tem registado menos positivos. Depois de um primeiro trimestre lento, o índice realça os aparelhos de encastre em particular para a animar o mercado e que, juntamente com um bom desempenho de frigoríficos, contribuíram para que os eletrodomésticos tivessem um ligeiro crescimento.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos