Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

11% dos pais pensam transferir filhos do ensino privado para o público
2015-09-09

O mais recente estudo do Observador Cetelem constatou que 11% dos pais com filhos no ensino privado pensam transferi-los para escolas públicas. Tal como em anos anteriores, a falta de disponibilidade continua a ser a principal razão para esta mudança. Ainda assim, a grande maioria dos pais com filhos em escolas privadas pensa mantê-los no mesmo tipo de ensino (70%). O mesmo se passa com os pais com filhos no ensino público: a maioria (99%) pretende manter os filhos em escolas públicas.

De uma forma geral, o estudo verifica que face ao ano passado há agora mais famílias a escolher o ensino privado. Em 2014, 7% dos portugueses com filhos em idade escolar optavam por este tipo de ensino, percentagem que chegou agora aos 15%. No entanto, a maioria dos pais com filhos em idade escolar (85%) procura o ensino público na hora da inscrição.

Numa análise mais global, pode constatar-se que do total da população portuguesa, apenas uma minoria (5%) tem filhos em escolas do ensino privado. A maioria das famílias portuguesas (26%) inscreve os seus filhos em idade escolar no ensino público.

Esta análise foi desenvolvida em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um questionário por estruturado de perguntas fechadas, a 600 indivíduos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. O inquérito foi realizado entre os dias 15 e 19 de maio e o erro máximo é de +0,4 para um intervalo de confiança de 95%.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos