Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Novos hábitos adquiridos com a crise potenciam categoria de cozinha
2013-03-18

Come-se menos nos restaurantes, opta-se por fazer as refeições em casa e por preparar o almoço para levar para o trabalho e consomem-se menos refeições prontas. Novos hábitos adquiridos com a crise económica, que se estão a traduzir numa oportunidade de negócio para algumas categorias de produtos. Caso dos pequenos electrodomésticos de cozinha, que cresceram dois por cento em valor, na Europa, em 2012, segundo os dados apresentados na 17.ª Conferência GfK Portugal.

Dentro desta categoria, o destaque está a ir claramente para os preparadores de alimentos (+9%), para as máquinas de sumo (+2%) e para as torradeiras (+1%). Com um crescimento de nove por cento, os preparadores de alimentos são, de facto, um produto "estrela", impulsionados pelas vendas de máquinas de cozinha (+27%), liquidificadores (+19%) e batedeiras (+9%).

Nos cuidados pessoais, a crise está também a motivar a opção por "tratar" deste assunto em casa. A categoria ganhou valor pelo crescimento do preço médio, com destaque para os aparadores masculinos (+15%), cuidado dental (+10%), depilação feminina (+2%) e secadores de cabelo (+1%). Dentro da depilação feminina, o grande crescimento do laser/IPL é ilustrativo desta tendência para cuidar da imagem em casa. Na Europa, cresceu 31 por cento em valor e até mesmo o mercado português teve um bom desempenho (+21%)


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos