Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Dados GfK- Clima de consumo cai na Europa
2022-03-16

Apesar das expectativas económicas terem subido, o clima de consumo na Europa caiu em fevereiro de 2022 relativamente ao mês anterior (11,5 vs 13,7 respetivamente). Já as expectativas salariais e a disposição para adquirir algum produto/serviço, apresentaram variações negativas face a janeiro.

As expectativas económicas variaram em +4 pontos, em relação a janeiro, com República Checa (+16 pontos), Portugal (+13 pontos) e Áustria (+10 pontos) a registarem as maiores subidas. Alemanha e Itália são os países com melhores expectativas económicas (24 pontos).

Contudo, o indicador das expectativas salariais caiu 3 pontos, apesar de Eslovénia, República Checa e Polónia terem registado subidas (+12, +11 e +10 pontos respetivamente). A Hungria é o país com melhores expectativas salariais (25 pontos) e Portugal sobe 5 pontos face ao mês anterior e apresenta um indicador positivo de 7 pontos.

Também a propensão para comprar caiu face a janeiro (-2 pontos). São a Grécia, a Letónia e a Hungria que registam as maiores subidas (+16, +9 e +9 pontos, respectivamente), com Hungria e Itália a liderarem a lista de países com maior propensão para comprar (37 e 21 pontos, respetivamente). Em Portugal, a predisposição para comprar subiu 5 pontos, mas manteve o indicador negativo.

(Fonte: GfK Portugal)

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos