Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

70% dos portugueses que compram presentes de Natal online fazem-no por ser mais barato
2021-12-20

A pandemia provocou algumas alterações nos hábitos e nos comportamentos de compra dos consumidores, que passaram a preferir fazer algumas das compras no conforto da sua casa, o que levou a um aumento do e-commerce. A preferência pelas compras online não se deu apenas por uma questão de segurança, mas também de comodidade e variedade de produtos.

De acordo com o estudo Observador Cetelem Natal, em 2021 aumenta a intenção de fazer as compras de Natal online (17% em 2021 vs. 10% em 2020), sendo esta intenção mais visível junto dos mais jovens (32%) e dos inquiridos residentes na zona do Porto (33%). Importa, no entanto, referir que 54% dos portugueses indicaram que já compram online.

Os principais motivos que levam os portugueses a fazer as compras de Natal online são o facto de as compras online serem mais baratas do que nas lojas físicas (70%) e devido à rapidez e comodidade (63%). Uma parte dos portugueses inquiridos também mencionam que compram online porque procuram um produto fora de Portugal (48%) e 42% fazem-no porque não têm tempo de ir às lojas. Já 26% alegam que ainda não se sentem seguros nas lojas físicas.

As compras de Natal são efetuadas, sobretudo, em marketplaces internacionais (60%), sites de marcas (55%), ou em sites agregadores/marketplaces de lojas em Portugal (32%).

No top 5 dos produtos que os inquiridos procuram comprar online este Natal estão: o vestuário e acessórios de moda (69% - mais 25 p.p. que em 2020); os produtos culturais - livros, bilhetes, etc. - (58%); perfumes, maquilhagem e kits de bem-estar (37% - mais 19 p.p. face a 2020); brinquedos (35%); e relógios, joias ou canetas de marca (9%). Os inquiridos que farão compras online tencionam gastar em média 115 euros – um aumento de 5% face a 2020.

O outro lado da moeda

Se, para uns, as compras online são a primeira opção, por todas as vantagens associadas, para outros é solução de último recurso. Questionados sobre o motivo pelo qual este Natal não procuram fazer as suas compras online, 32% reconhecem que é pela falta de confiança e segurança. Por outro lado, 28% mencionam que simplesmente preverem ver/experimentar o que estão a comprar e a mesma percentagem revela que não compra online por ter de esperar para receber os produtos. Já 17% afirmam que acham o processo de compra complicado.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos