É com o claim “Este Natal, apanha as indiretas e vai diretamente à Worten, onde tens tudo para agradar a toda a gente” que a marca apresenta a sua nova campanha, retratando, com humor, variadas situações em que vemos diferentes personagens a dar dicas, mais ou menos óbvias, dos presentes que gostariam de receber neste Natal.
António Fuzeta da Ponte, Diretor de Marca e Comunicação da Worten, explica melhor este conceito: “Em todos os Natais, é inevitável aquele presente que nos faz torcer o nariz e que nos surpreende pela flagrante ‘falta de pontaria’ de quem ofereceu. Ficamos até a pensar se não teria sido melhor termos sido mais diretos sobre o presente que queríamos. É nesse insight, muito próprio desta época, que a nossa campanha de Natal se baseia. Ou seja, aconselhamos os nossos clientes a não arriscar e a ‘mandar uma indireta’, garantindo, assim, que irão receber os presentes que realmente desejam. Com a vantagem adicional de, na Worten, todos poderem encontrar ‘tudo para agradar a toda a gente’”.
De facto, esta campanha de Natal da Worten, que representa um investimento na ordem dos 35M€, tem como target todos os consumidores portugueses, na medida em que “é para a mãe que precisa de um tablet e tem vergonha de confessar. É para o marido que sonha com uma TV maior, é para a filha que sonha com os brinquedos do Luccas Neto ou para quem acabou de adotar um cão e está a precisar de uma trela. E é para quem quer pedir tudo isto, mas não quer ser assim tão direto”, conclui António Fuzeta da Ponte.
Em vigor até 25 de dezembro, esta nova campanha está a ser comunicada em TV, rádio, digital, redes sociais, exterior, folhetos, lojas e também em worten.pt. No site, aliás, já está disponível, junto de todos os produtos, o botão ‘mandar uma indireta’, que permite ao cliente enviar, para os destinatários que identificar, o presente que ‘tem a sua cara’. Cada destinatário receberá, de imediato, no seu e-mail, o link para o produto selecionado e, se tudo correr bem, a indireta será entendida.
Para a FUEL, agência de publicidade da Worten, o humor continua a ser uma peça fundamental na criação destas campanhas. “É uma campanha que parte de um comportamento humano, real e que todos conhecemos e que é dramatizado em várias peças e em vários meios, nomeadamente TV, rádio e digital. Em cada uma das execuções, as indiretas são ditas com algum exagero, para trazermos humor para as histórias. Tal como no ano passado, a marca procura aproximar-se dos clientes, com uma atitude leve e divertida. Esta campanha reforça o tom cómico que temos desenvolvido nos últimos anos e permite falar da grande oferta que a Worten tem, seja em loja ou online”, refere João Madeira da Silva, Co-CEO e Diretor Criativo da FUEL.
Também Sebastián Alfie, que volta a trabalhar com a Worten, depois de ter assinado a realização da campanha “Queres mesmo poupar? Mais vale ir à Worten”, lançada em março deste ano, destaca o papel do humor nos novos filmes, mas também a importância do acting: “O tom desta campanha de Natal tem por base um humor subtil, uma realização cuidada, e sobretudo, uma boa interpretação. Fizemos o casting por todo o país, do Alentejo a Braga, até chegarmos à seleção destes grandes atores, que nos foram surpreendendo, pessoas que nunca tinham atuado, mas que o fizeram muito bem.”