A Hama acaba de apresentar um novo logótipo naquela que é a primeira de uma série de iniciativas que irão culminar na comemoração do seu centenário.
A empresa alemã, líder europeia no setor de acessórios para áudio, vídeo e telecomunicações, foi fundada em 1923 e prepara-se para celebrar 100 anos de atividade em 2023.
O presidente da Hama, Christoph Thomas, explicou a propósito que “a Hama tem dominado o setor de acessórios para eletrónica de entretenimento durante muitas décadas” e que “um inquérito recente confirma que a empresa tem um reconhecimento de marca de 68% no grupo etário dos alemães entre os 16 e os 55 anos de idade. Isso é algo de que nos podemos orgulhar, embora haja sempre espaço para melhorias.”
E foi nesse sentido que foram planeadas uma série de medidas para a continuação da história da empresa as quais começam com a modernização do logótipo.
A marca atual estava a ser usada desde 1968. A nova marca registada é, deliberadamente, “uma evolução e não uma revolução”, explica Christoph Thomas. “Ela continua a garantir à Hama um elevado nível de reconhecimento e, de certa forma, representa o novo e o tradicional – e tudo o que conseguimos ao longo dos anos.”
O novo logótipo
Entre a sua fundação, em 1923, e até 1968, a Hama teve um total de seis logótipos. No entanto, o logótipo usado desde 1968 até hoje esteve na origem da imagem de marca da empresa durante mais de meio século. A nova identidade da marca é, assim, uma evolução que se pretende mais moderna, simples, mas capaz de criar nos consumidores um reconhecimento imediato e ligação à imagem anterior.
Eis as suas características principais:
A base para o novo logótipo é a fonte dinamarquesa FF Signa, que substitui a Helvética, usada até agora. Originalmente criada para signage, é apropriadamente impactante e catchy. Características típicas, tais como os carateres em itálico e o formato do ‘a’ foram mantidos.
Além disso, o “vermelho Hama” é agora mais brilhante e “quente” e, por conseguinte, mais emocional, tal como acontece com toda a presença da marca. A proporção de magenta no espaço de cor CMYK foi reduzida, sendo agora de 0/83/80/0. No mundo de cor Pantone, o novo “vermelho Hama” corresponde à base da tonalidade “Warm Red C”.
De acordo com Stefan Zinsmeister, Diretor de Marketing da Hama Alemanha, “O logótipo de uma marca tem de ser hoje bem mais resiliente do que até agora. Em particular, tem de ser fácil de reproduzir nas mais pequenas plataformas, tais como, por exemplo, um smartphone ou imagens em movimento, bem como ser fácil e rápido de compreender.”
Além disso, “a marca do produto tem também de ser coerente e de alta qualidade, porque as pessoas tomam decisões ao nível subconsciente a favor da sua marca, e também gostam de o demonstrar. O novo logótipo da marca Hama coloca-nos numa posição de sermos capazes de ir ao encontro destes novos requisitos de forma ainda melhor.”