Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
SONAE MC cria curso superior para aumentar competências de colaboradores
2021-11-09

A Sonae MC criou, em parceria com a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), o Curso de Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Gestão Retalhista, cuja 1ª edição arrancou a 5 de novembro.

A criação deste curso, que conta com a participação de 20 colaboradores com funções de liderança nas equipas de operações da Sonae MC, acontece no âmbito do plano de formação assegurado pela empresa, que visa promover a aprendizagem ao longo da vida, mas também reconhecer a experiência destes profissionais.

O curso está totalmente focado no desenvolvimento de competências de futuro associadas às novas tecnologias no retalho, ao omnicanal e ao conceito de customer centric, preparando os alunos para a evolução do negócio do setor.

Com a duração de 1 ano, acrescido de 6 meses de estágio (no próprio local de atividade), o curso decorre em regime pós-laboral e em formato b-learning, e irá desenvolver competências dos profissionais da Sonae MC que desempenham funções no âmbito da Gestão Retalhista, “mas também valorizar as suas experiências, já que, por possuírem mais de 5 anos de prática e experiência profissional nesta área de atividade, beneficiarão de um processo de reconhecimento de até 50% da frequência do ciclo de estudos, acelerando a obtenção do respetivo diploma e certificação” explica Vera Rodrigues, Head of People da Sonae MC.

A formação permite o aumento das qualificações dos colaboradores da Sonae MC com uma escolaridade ao nível do 12º ano (correspondente ao Nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações) para o grau de Técnico Superior Profissional (correspondente ao Nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações).

A Sonae MC torna-se assim a primeira empresa a realizar uma parceria em Portugal neste âmbito[1], para um grupo de 20 pessoas ativas da sua empresa. Este projeto promove o ingresso tardio de alunos com faixa etária acima dos 30 anos, integrados no mercado de trabalho, no ensino superior conduzindo ao desenvolvimento de competências como “aprender a aprender”.

Vera Rodrigues acrescenta ainda que “com este curso garantimos às nossas pessoas o desenvolvimento de competências críticas face às transformação que vivemos no setor do retalho, bem como asseguramos o reconhecimento formal das mesmas, aumentando o seu nível de escolaridade. Tudo isto representa um benefício direto para as nossas pessoas, mas também uma melhor experiência e nível de satisfação dos nossos clientes. Na Sonae MC – sendo nós um dos principais empregadores privados em Portugal - assumimos convictamente o papel e particular responsabilidade de dar resposta à necessidade de atingirmos um nível mais elevado de qualificações no nosso setor em específico - e no país como um todo - apostando de forma clara na antecipação, planeamento e desenvolvimento estratégico das nossas pessoas e das nossas lideranças”.

Após conclusão do curso, os formandos ficarão aptos a coordenar e executar atividades associadas à gestão do comercial de retalho, apoiando também o planeamento, organização, direção das equipas comerciais, desenvolvendo estratégias de comunicação, organização e layout do ponto de venda, através da gestão dos recursos de marketing. Tem ainda como propósito responder à aprendizagem ao longo da vida, seguindo as melhores práticas internacionais, com um regime de ingresso que respeita a orientação profissionalizante, em especial para estudantes de transição tardia, com um programa de estudos flexível, recorrendo maioritariamente à formação à distância.

O desenvolvimento deste curso em parceria com a ESCE vem no seguimento do protocolo criado entre a Sonae MC e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), em janeiro de 2019, que também já possibilitou o lançamento do mestrado pioneiro em ‘Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, LGCA’ com o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e o Curso de Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Gestão Comercial no Ponto de Venda com o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), do Politécnico do Porto (IPP).

A parceria entre a Sonae MC e o CCISP materializa-se numa plataforma de diálogo permanente, com o objetivo de promover o ingresso e as qualificações ao nível do Ensino Superior, e dar resposta às necessidades de recrutamento e desenvolvimento profissional, a partir duma oferta formativa mais alinhada com as atuais exigências das marcas e dos negócios que a Sonae MC representa.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos