Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Produtos controlados por voz são a grande tendência na Europa :: Dados GfK sobre sete países europeus
2021-04-15

Apesar dos efeitos negativos da pandemia para muitas indústrias, o mercado global de Bens Tecnológicos de Consumo conseguiu recuperar significativamente durante o ano de 2020, com um crescimento de 2% em valor, muito impulsionado pela elevada procura pelo segmento de produtos inteligentes. Este setor teve um desempenho melhor que a média, resultando num crescimento de 24% nos mercados da UE7 (Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Espanha, Holanda e Bélgica*).

Detetores de alerta, aspiradores robot e fogões de cozinha foram alguns dos produtos que tiveram uma procura elevada, impulsionada pela tendência de “ficar em casa”, presente em toda a Europa. Também as vendas de produtos controlados por voz tiveram um crescimento explosivo de quase 61% em 2020, tornando-os num dos segmentos mais vendidos do ano.

A pandemia é a grande impulsionadora de uma digitalização acelerada em casa dos consumidores. A tendência de trabalhar em casa e estudar em casa deu origem a uma procura por produtos tecnológicos, gerando um crescimento de 19% para produtos de Smart Entertainment & Office nos mercados da UE7.

Nos aparelhos inteligentes, são as televisões os grandes responsáveis pelo aumento de valor. Os consumidores, além do entretenimento visual, procuraram ter também melhores gadgets, já que as vendas de headsets inteligentes aumentaram mais de 100% em 2020. No início de 2021, a GfK concluiu que esta categoria continua com uma elevada procura, impulsionada pelo contínuo confinamento na maioria dos países em estudo.

A pandemia também levou a que os consumidores dessem mais atenção à saúde e higiene, que catapultou o crescimento dos Smart Small Domestic Appliances (SDA) e do Setor de Saúde Inteligente (ou seja, aspiradores, aparelhos de diagnóstico pessoal, gadgets para medir a condição física, pulseiras de atividade). Este foi o segmento de crescimento mais rápido dos países da UE7 com um aumento de 41%. Os aspiradores inteligentes, uma categoria muito importante dentro da SDA & Health, cresceram 43% em termos de valor.

Como ficar em casa é sinónimo de um maior uso da cozinha, muitos consumidores procuraram maneiras de simplificar a preparação dos alimentos. Como resultado, a “culinária inteligente” cresceu 71,5%, sendo que os fogões integrados inteligentes aumentaram 48,2%.

De acordo com este relatório, a Alemanha e o Reino Unido são os maiores mercados em valor para produtos inteligentes, sendo que a Holanda liderou o crescimento com um aumento de 44% em valor. Contudo, o crescimento inteligente foi mais significativo no setor de entretenimento e escritório (66% do total de aumentos de valor dos segmentos inteligentes). A penetração de produtos inteligentes noutros setores permaneceu muito mais baixa.

Rumo a um futuro mais inteligente

Os dados do Market Intelligence Sales Tracking da GfK indicam uma transição para um futuro mais inteligente. Uma das tendências em crescimento é o controlo por voz de produtos dentro de casa e já está a ser aproveitada por gigantes da tecnologia como a Google, Apple e Amazon que querem ser uma parte importante do ecossistema inteligente do lar. No entanto, ainda nenhum fabricante conseguiu apostar num produto vencedor. Os produtos de tecnologia inteligente que oferecem vários ecossistemas diferentes continuam a ser mais atraentes para os consumidores experientes em tecnologia.

*Este relatório apresenta os dados sobre o mercado de Bens Tecnológicos de Consumo na Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Espanha, Holanda e Bélgica. Sempre que o período de tempo não for mencionado, deve considerar-se de janeiro a dezembro de 2020 em comparação com os 12 meses anteriores.

PUB
Capa da Revista



Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos