Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Miele cresce 6,5% em volume de vendas no ano 2020
2021-04-08

No ano fiscal de 2020, a Miele obteve um volume de vendas de 4,5 mil milhões de euros, mais 6,5% do que em 2019. Um resultado positivo que ganha ainda mais importância uma vez que a Miele também foi uma das empresas afetadas no ano passado pela instabilidade causada pela pandemia atual.

“O início de 2020 foi promissor, mas devido à evolução da pandemia registou-se uma quebra no negócio entre março e maio. O segundo semestre foi positivo impulsionado pela procura nos meses de Verão. Os consumidores obrigados a ficar em casa devido ao confinamento, acabaram por gastar menos dinheiro em viagens e restaurantes, investindo mais no conforto das suas casas. Graças à força da nossa marca, a uma gama de produtos de elevada qualidade e à expansão constante das atividades de marketing digital, a Miele conseguiu ainda assim ultrapassar os números do ano passado por uma grande margem.”, afirma o Conselho de Administração do Grupo Miele.

Foi registado um forte crescimento especialmente na Alemanha, Europa Central e China. Em termos de categorias individuais, os aspiradores e os aparelhos de frio apresentaram as taxas de crescimento mais elevadas. À data de 31 de dezembro de 2020, a Miele emprega 20.944 colaboradores a nível mundial. Isto corresponde a um aumento anual de 466 em relação ao ano anterior.

O volume de vendas da Miele na Alemanha atingiu os 1,33 mil milhões de euros. Isto representa um aumento de 8,8% e corresponde a 29,5% do volume de vendas global do grupo. Registou-se um forte crescimento não só nos países da Benelux, França, Áustria e Suíça, todos vizinhos europeus com um elevado volume de negócios, mas também países em ascensão na Europa do Leste e, especialmente, na China. Noutros mercados importantes comos os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, foi possível manter os níveis de negócio do ano passado, apesar da expansão alarmante da COVID-19. No que diz respeito aos canais de distribuição, as vendas online apresentaram os resultados mais positivos.

É mais uma vez provado que os clientes dão grande importância a marcas fiáveis e a uma qualidade exemplar, acima de tudo em momentos de incerteza. Tendo isto em consideração, a Miele colocou o seu foco estratégico prioritário numa expansão ambiciosa da sua estratégia de sustentabilidade. Numa fase inicial, o grupo irá alcançar a neutralidade climática em todas as suas localizações ao longo de 2021, tanto em termos de emissões próprias (objetivo 1) e em termos dos seus fornecedores de energia (objetivo 2).

Bónus especial Corona para todos os colaboradores a nível mundial

Em dezembro de 2020, o grupo Miele empregava 20.944 colaboradores a nível mundial. Isto corresponde a um aumento de 466, ou 2,3%, quando comparado com 2019. 11.066 dos colaboradores encontram-se na Miele Alemanha, um ligeiro aumento em relação ao ano passado.

Durante o ano passado, um marco foi o lançamento em Amsterdão da Miele X, uma localização independente para o departamento de Marketing e vendas digital a nível global. Atualmente, a equipa é composta por 40 especialistas de 17 países e vai continuar a crescer durante 2021. Para dar apoio à digitalização de produtos, serviços e processos, a equipa do centro de competências Smart Home/Electronics, que conta atualmente com cerca de 1000 colaboradores e a Central de informática também vai aumentar consideravelmente nos próximos meses.

Foram aplicadas e mantidas de forma constante medidas abrangentes para proteger os colaboradores e terceiros com o objetivo de manter o funcionamento da administração, da produção e de marketing na medida do possível apesar da situação pandémica atual. Por exemplo, e de uma forma quase instantânea, grande parte das atividades de escritório foram transformadas em teletrabalho. O contacto com a distribuição é feito quase exclusivamente através de plataformas digitais e as feiras e exposições foram substituídos por eventos virtuais.

Os colaboradores continuam a trabalhar apesar da gravidade da situação, especialmente os das fábricas e do serviço pós-venda. Além disso, muitos foram sujeitos a uma perda de rendimentos durante o primeiro trimestre devido à redução da carga horária ou a baixas voluntárias. O Conselho de Administração agradeceu a todos os funcionários o seu extraordinário empenho nestes tempos tão complicados. Para compensar os inconvenientes relacionados com esta pandemia, todos os colaboradores da Miele a nível mundial receberam um bónus equivalente a 40% do seu salário mensal juntamente com o seu salário de dezembro.

Produção nas fábricas a um nível muito elevado

Quase todas as categorias de produtos atingiram máximos históricos em termos de vendas por unidade. A gama de aspiradores, com o lançamento bem-sucedido do aspirador vertical sem fios Triflex HX1 no final de 2019 e os modelos clássicos de elevada qualidade. No que diz respeito a aparelhos de frio, o contexto pandémico levou a um aumento da procura por aparelhos que permitam armazenar alimentos de uma forma mais duradoura e fiável. Na cozinha, a Miele está a tirar o máximo partido do excelente desempenho e funcionalidades inteligentes exclusivas da atual Geração 7000 de eletrodomésticos encastráveis e das máquinas de lavar louça G 7000. A modernização da gama de tratamento da roupa Miele permitiu um crescimento ainda maior no mercado.

Crescimento do Miele Professional no setor hospitalar

O crescimento do volume de vendas em termos de balanço aumentou 1,8% na unidade de negócio Professional, que lucra cerca de 15% do negócio de projetos. Notou-se uma queda acentuada no capital investido por parte de clientes industriais, especialmente na hotelaria e restauração, setores muito afetados pela pandemia. Por outro lado, o impulsionador do crescimento foi o negócio de projetos hospitalares com um aumento de dois dígitos. Esta área é assegurada no grupo Miele pela sua filial especializada em tecnologia médica, a Steelco.

A Miele está agora a aplicar os seus vastos conhecimentos especializados na área da higiene na purificação do ar. A fábrica de Lehrte da Miele está a começar a produzir purificadores de ar AirControl da Miele, produto que a empresa familiar adicionou ao seu portfólio para ajudar a combater o coronavírus. O purificador tem um sistema de filtragem de seis fases que purifica o ar ambiente e uma taxa de retenção de partículas em suspensão, bactérias, esporos de fungos e vírus superior a 99,995%. Os novos aparelhos são concebidos para utilização em edifícios semipúblicos, como escolas, creches, entidades locais, lojas e escritórios.

Crescimento através de novas áreas de negócio

Para alcançar um maior potencial de inovação e crescimento, a Miele está a explorar várias vias estratégicas. Para apoiar o seu negócio nuclear, a empresa está a comprar participação em start-ups promissoras através da filial Miele Venture Capital GmbH tendo como objetivo, por exemplo, o acesso a serviços inteligentes no âmbito das suas gamas de produto ou para apoiar os esforços efetuados em termos de marketing (digital). Um exemplo atual é a inovadora app de receitas KptnCook, na qual a Miele tem agora uma participação maioritária, conforme anunciado esta semana. A KptnCook é considerada uma das empresas em maior expansão na sua área no mundo germano-falante e está agora prestes a embarcar numa grande jornada de internacionalização.

Além disso, a Miele reorganizou-se durante o período em análise. As unidades de negócio autónomas de tratamento da roupa, cozinha, tratamento da louça, frio, pequenos eletrodomésticos (por exemplo, aspiradores e máquinas de café), assistência técnica e Professional estão a funcionar conforme o previsto. Existe uma oitava unidade de negócio (New Growth Factory) encarregada de abrir novas áreas de negócio, que junta prometedoras filiais da Miele, como o serviço de entregas Gourmet MChef e o especialista em agricultura vertical Agrilution. Os elegantes Plantcubes, totalmente automáticos, comercializados pela empresa de Munique criam as condições perfeitas para cultivar microvegetais e ervas aromáticas no conforto da sua própria cozinha.

PUB
Banco de imagens



Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos