A Brother International Europe Ltd., um dos principais fabricantes de equipamentos de impressão a nível global, levou a cabo diversas iniciativas contra a falsificação de consumíveis na Europa.
No final de 2019, a empresa recebeu várias queixas de clientes e críticas negativas sobre os consumíveis da marca que estavam à venda na Amazon. Depois de meses de investigação, a Brother descobriu uma rede de vendedores de consumíveis falsificados que conseguiu deter através de uma operação de sucesso realizada em parceria com as autoridades de Berlim, na Alemanha. Durante a operação, foram intercetados milhares de caixas com consumíveis falsos, que imitavam o packaging e a imagem dos consumíveis originais da Brother. Além disso, conseguiram descobrir outros vendedores envolvidos nesta rede criminosa.
No início de 2020, a Brother participou numa segunda investida que as autoridades alemãs realizaram com sucesso num armazém, onde apreenderam milhares de outros produtos falsificados, incluindo paletes de embalagens falsas, caixas e etiquetas de produtos e outros materiais de embalamento com a marca Brother.
A Brother é membro da ICCE, a Aliança de Consumíveis de Impressão da EMEA, que é desde 1997 um organismo mundial autorizado, eficaz e respeitado na luta contra os delitos que infringem a propriedade intelectual de consumíveis de impressão. A colaboração entre os organismos e os membros da ICCE permite a partilha e troca eficiente de informações, proporcionando resultados no combate à contrafação.
Colocando os seus clientes no centro de tudo, a base da sua filosofia 'At Your Side', a Brother esforça-se muito para detetar falsificações online e trabalha em estreita colaboração com os seus parceiros e autoridades para proteger os seus clientes, a quem recomenda:
Comprar em plataformas e revendedores de consumíveis de confiança e autorizados;
Verifique a autenticidade do consumível, que pode ser verificada em: http://update.brother.co.jp/PBJ/id/default.aspx
Verifique a embalagem e a qualidade de impressão.
Relate qualquer suspeita de falsificação através do site do ICCE ou entrando em contacto com a Brother em: http://update.brother.co.jp/PBJ/id/ReportCounterfeit.aspx