Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

devolo lança em Portugal novos kits Mesh WiFi
2021-02-04

A devolo, empresa alemã especialista em redes, lança hoje em Portugal os seus novos kits Mesh WiFi 2, ideais para acabar com ligações à Internet lentas e instáveis, e que são os mais rápidos dispositivos de banda tripla da sua categoria.

Os kits devolo Mesh WiFi 2 combinam Mesh Wi-Fi de dupla banda com a tecnologia powerline G.hn para que o sinal não se perca através de paredes nem tetos, oferecendo desta forma a mais rápida ligação possível em qualquer divisão da casa. Graças a funcionalidades tais como MIMO multi-utilizador, Access Point Steering e beamforming, o sistema conjuga automaticamente todos os dispositivos numa mesma rede à velocidade máxima.

A nova linha de produtos devolo Mesh WiFi 2 traz para casa tecnologia Wi-Fi de topo, ao mesmo tempo que deixa totalmente de fora as ligações instáveis. Aqui, a experiência de utilizador é a de “plug-and-play” literal: uma vez ligados, os adaptadores interligam-se automaticamente através de um sistema de emparelhamento automático e seguro e transformam instantaneamente qualquer tomada de corrente num ponto de acesso à Internet.

Os kits consistem em dois (Starter Kit) ou três (Multiroom Kit) adaptadores Mesh Wi-Fi que oferecem uma cobertura de rede completa em toda a habitação (ou escritório). Assim, a funcionalidade Wi-Fi do router pode e deve ser desligada de vez.

Na maioria dos casos, isto pode ser feito apenas pressionando um botão no router. O que é uma boa notícia sobretudo para os consumidores com equipamentos mais antigos, uma vez que significa que podem beneficiar da mais recente tecnologia Mesh WiFi sem que para isso seja necessário adquirir um novo e dispendioso router.

Em vez disso, os devolo Mesh WiFi 2 gerem toda a transmissão de dados sem fios, desta forma oferecendo um upgrade significativo à rede doméstica. O sistema de banda tripla transmite nas frequências de 2,4 e 5 GHz e utiliza também a tecnologia G.hn (que é neste momento a mais rápida norma Powerline) como “backbone” – para uma transferência de dados estável em toda a habitação através da rede elétrica.

Além disso, a rede sem fios fica altamente protegida graças à norma criptográfica WPA3. Esta mais recente norma da WiFi Alliance é baseada no protocolo WPA2 mas, graças a uma cifra melhorada de 128 bits, oferece uma proteção ainda melhor contra acessos não autorizados.[1]

Mesh Wi-Fi com “piloto automático”: Access Point Steering

O Mesh Wi-Fi representa um ambiente de rede sem fios com controlo inteligente. O sistema da devolo guia deliberadamente os dispositivos terminais para os pontos de acesso com a melhor ligação possível para cada um deles, uma funcionalidade designada “Access Point Steering”. Na prática, o streaming de informação (vídeo 4K, áudio HD, etc.) mantém-se sempre estável e as chamadas de voz e vídeo nunca serão interrompidas – mesmo quando nos deslocamos entre divisões.

Mas porque é que o Wi-Fi convencional tem um desempenho tão mau quando os utilizadores se deslocam pela habitação, por exemplo entre a cozinha e o quarto? Isto acontece normalmente porque os equipamentos mantêm-se ligados ao primeiro ponto de acesso que “apanham”, o que se torna um problema quando usamos dispositivos móveis, como smartphones, tablets ou notebooks (aquilo a que chamamos “sticky clients”). Em contraste, o Mesh Wi-Fi inteligente da devolo usa a função “Access Point Steering” para desligar e ligar automaticamente os dispositivos terminais ao ponto de acesso Wi-Fi que oferece o sinal mais forte, desta forma garantindo que a ligação estará sempre otimizada.

Esta funcionalidade é apenas uma das muitas ferramentas Mesh que ajudam a acabar com as fracas ligações Wi-Fi domésticas.

Outras são o “Fast Roaming” (ou “Client Steering”) pelo lado dos dispositivos, e que tem também como objetivo otimizar rapidamente as ligações para os hotspots com melhor desempenho; e o chamado “beamforming”, uma tecnologia que otimiza as ligações de dados entre o adaptador Mesh e os dispositivos móveis, literalmente “modelando” a forma da onda e permitindo assim uma maior precisão e desempenho otimizado.

Outra funcionalidade é conhecida como “Band Steering” e pode ser imaginada como uma espécie de “controlador de tráfego aéreo”. Esta tecnologia assegura que os dispositivos ligados à rede da devolo utilizam sempre a banda de frequência mais adequada a todo momento: sempre que a banda WiFi dos 2,4 GHz começa a ficar demasiado congestionada, o sistema muda automaticamente a ligação do dispositivo em causa para a banda dos 5 GHz (caso seja suportada) sem que o utilizador tenha de intervir.

Os devolo Mesh WiFi suportam ainda a função “Airtime Fairness”. Esta é uma tecnologia que providencia ainda melhor desempenho de rede ao alocar de forma mais “justa” o tempo máximo de ligação disponível para cada um dos dispositivos terminais.

Mais, para toda a gente: MU-MIMO

Finalmente, e graças à tecnologia “multi-utilizador, multiple input”, (MU-MIMO) múltiplos dispositivos terminais desfrutam em simultâneo das ligações Wi-Fi otimizadas. Um exemplo: com o MU-MIMO podemos ao mesmo tempo realizar múltiplas atividades diferentes, como streaming na TV da sala em 4K (ou até 8K!) ao mesmo tempo que, num quarto alguém joga online sem problemas de lag e, noutra divisão, decorre uma importante videoconferência – tudo sem interrupções.

Preços e disponibilidade

Os kits devolo Mesh WiFi 2 estão já disponíveis em Portugal em duas variantes: o Starter Kit contém dois adaptadores e tem um PVP de 249,90 euros; para uma cobertura total em habitações maiores, o devolo Mesh WiFi 2 Multiroom Kit vem com três adaptadores e um PVP de 369,90 euros. Estes dispositivos são totalmente compatíveis com produtos da linha devolo Magic e com todos os routers. A devolo oferece uma garantia de 3 anos em todos os seus produtos.

A app devolo Home Network está disponível gratuitamente para iOS e Android, guiando o utilizador passo-a-passo através do processo de configuração, tornando muito fácil toda a gestão da rede. Esta app torna acessível esta tecnologia estado-da-arte mesmo para utilizadores menos experientes.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos