Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Huawei anuncia Prémio OlympusMons de 2021 para incentivar investigadores da área do data storage
2021-01-13

O Global Storage Professors Forum 2020 foi o palco escolhido pela Huawei para anunciar o lançamento oficial da edição de 2021 do Prémio OlympusMons, este ano mais focado na ligação continuada entre a indústria, as universidades e os institutos de research, na esperança de promover o desenvolvimento sustentado da economia digital através do estabelecimento de uma comunidade global de tecnologia de alto nível.

Com o discurso intitulado "Alicercar o Olympus Mons e Enfrentar os Desafios dos Dados", coube a William Xu, membro do Conselho de Administração e diretor do Institute of Strategic Research da Huawei, a abertura do Global Storage Professors Forum 2020. Na sua intervenção, o responsável da Huawei salientou que “a inovação está no sangue” da empresa, a qual, segundo as suas palavras, “dedica total empenho para se destacar, liderar, inovar e dar propósito aos resultados das investigações alcançados pelos cientistas”. William Xu fez ainda questão de frisar que, ao trabalhar para “superar desafios de extrema importância” e, desta forma, disponibilizar resultados científicos de relevo, a Huawei e os investigadores “partilham conhecimento e crescem em conjunto."

Importa destacar que o research no âmbito do armazenamento de última geração está sobretudo direcionado para a inovação sistemática dos media, da rede, da arquitetura e da gestão. Nesse sentido, a Huawei criou cinco laboratórios, cujo objetivo passa essencialmente por tirar total partido do potencial dos mais de 4000 cientistas especializados na área de storage na Huawei, permitindo-lhes aproveitar as tecnologias mais recentes para levar a eficiência do armazenamento para novos patamares. São eles os laboratórios de Data Fabric Innovation, de Intelligent Storage Innovation, de Memory Storage Innovation, de Data Reduction Innovation e de Video Storage Innovation.

Desenvolver o armazenamento Olympus Mons

Com um posicionamento consolidado no mercado do armazenamento de dados, a Huawei disponibiliza um conjunto de soluções corporate integrado no Enterprise Business Group, área de negócio que a empresa introduziu em Portugal em 2012, dedicada ao desenvolvimento de soluções TI (All-Flash, Hybrid Flash Storage, Cloud Storage, HCI, Storage Networking e DataCenter Networking) e IP (Cloud DataCenter, Campus Network, Agile WAN Solutions, Network Security Solutions e Wi-Fi Solutions). E esta aposta da Huawei no data storage justifica-se sobretudo pelo facto de os dados terem-se tornado um fator-chave de produtividade na economia digital. A popularidade da transformação digital empresarial, da cloud, do big data, do 5G e da Inteligência Artificial (IA) promove o desenvolvimento acelerado de aplicações, como transações centralizadas, virtualização, computação de alto desempenho, IA e AR/VR, que, por sua vez, exigem maior capacidade de armazenamento, mais rápido e inteligente.

Oportunidades para inovar e revolucionar o setor tecnológico residem em soluções de raiz, como o poder da diversificação da computação, novas plataformas de media, redes de alto desempenho e algoritmos de redução de dados inteligentes. Além disso, continua a ser um grande desafio otimizar o ecossistema das aplicações, capacitar tecnologias de raiz subjacentes e construir uma nova arquitetura de data storage para otimizar o custo-benefício do armazenamento e desbloquear o poder dos dados de forma massificada.

E foi com base nessas premissas que a Huawei criou, em 2019, o Prémio OlympusMons, para assim reconhecer e incentivar os cientistas de todo o mundo a enfrentar o desafio de construir um sistema de storage com a melhor relação custo-benefício e avançar nas tecnologias de armazenamento de raiz da próxima geração. Ao atribuir este prémio, a Huawei espera trabalhar com investigadores à escala mundial, de forma a construir um mais eficiente sistema de armazenamento de dados em termos de serviços de multicloud storage orientados para a cloud e centrados em dados, novos sistemas de armazenamento de aplicações de dados, arquitetura de software de armazenamento orientada por IA e uma inovadora arquitetura de sistema.

O Prémio OlympusMons tem como objetivos principais direcionar investigações teóricas de base e facilitar a aplicação industrial dos resultados de pesquisa, promovendo assim uma relação win-win tanto com a indústria, como com as universidades e os institutos de research. Este posicionamento vai ajudar o mundo a aproveitar os benefícios das tecnologias digitais e da transformação das indústrias rumo a um futuro inteligente.

Em suma, os dados são o topo da escala que os humanos devem alcançar e superar na sua jornada rumo a um mundo inteligente e conectado, e o Prémio OlympusMons simboliza a busca e exploração incessantes da Huawei nesta longa jornada, durante a qual continuará a trabalhar com a indústria, as universidades e os institutos de research.

O Enterprise Business Group da Huawei, área de negócio da empresa que se dedica especificamente às soluções empresariais, foi introduzida no mercado português em 2012. Apresenta no seu portfolio um conjunto soluções corporate integradas de A-Z, em quatro domínios principais – redes de telecomunicações, TI, dispositivos inteligentes e serviços em cloud –, sob o compromisso de levar o digital a cada pessoa, lar e empresa ou organização, de forma a tornar possível a realidade de um mundo totalmente conectado e inteligente. Tudo o que desenvolve e endereça aos seus clientes é seguro e fiável, comprovado pelo histórico da Huawei, que apresenta uma solidez consistente há mais de 30 anos.

Para efeitos de candidatura ao Prémio OlympusMons, e à semelhança de anos anteriores, todos os detalhes e documentos necessários, bem como os contactos para remeter as respetivas applications, serão disponibilizados através de um microsite criado para o efeito pela Huawei, o qual ficará disponível entre Abril e Maio próximos.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos