Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Natal leva a alterações no consumo
2021-01-12

Os mais recentes dados do SIBS Analytics revelam que, durante o mês de dezembro e em plena época natalícia, os portugueses gastaram, em média, 39,4 euros por compra na rede Multibanco, um incremento de cerca de 5,6% face ao mês anterior.

Por outro lado, registaram-se alterações no consumo por categoria de produto, sendo que os sectores com maior variação do número de compras face ao resto do ano (janeiro a novembro) foram os jogos, brinquedos e puericultura, sector que cresceu 2,5 vezes, a perfumaria e cosmética, que cresceu 2,1 vezes, e a decoração e artigos para o lar, que cresceu duas vezes.

23 de dezembro

O pico das operações na rede Multibanco, no Natal, aconteceu no dia 24 de dezembro, às 11 horas e 30 minutos, com 312 transações por segundo, sendo que o dia com maior número de compras físicas, no ano de 2020, foi 23 de dezembro, com mais 57% face à média diária de dezembro.

Os portugueses também privilegiaram o serviço MB WAY como forma de pagamento para as suas compras de Natal, uma tendência notória tanto nas compras físicas como nas compras online. No último mês de dezembro, os pagamentos em loja com o telemóvel através do serviço MB WAY cresceram 321% face ao período homólogo de 2019 e as compras online registaram um incremento de 241%.

O MB WAY terminou o ano de 2020 com mais de três milhões de utilizadores e mais de 100 milhões operações num só ano. Só no mês de dezembro foram realizadas mais de sete milhões de compras, totalizando mais de 15 milhões de operações, valores que praticamente triplicaram desde há um ano.

Online cresce em contraciclo

Ainda sobre o consumo no mês de dezembro, e numa perspetiva mais geral, as compras online voltam a ser um indicador relevante, continuando a crescer em contraciclo às compras em lojas físicas. Em dezembro, as compras online aumentaram 40%, em comparação com o mesmo período do ano passado, acentuando o crescimento assinalado no mês de novembro e também ao longo do ano.

Por outro lado, as compras físicas na rede Multibanco registaram, no mês de dezembro, uma variação negativa de 11%, em comparação com o mesmo período de 2019, embora tenham crescido dois pontos percentuais face ao mês de novembro.

Os dados do SIBS Analytics permitem também aprofundar a análise do consumo por região, sendo que Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a zona do país onde a retração no consumo mais se acentuou, desde o início da pandemia. No mês de dezembro, por exemplo, o número de compras em loja ficou a menos 17% do que no período homólogo de 2019, um recuo ainda assim menos acentuado ao registado em novembro que se fixou em menos 19%. Também no norte as recentes medidas restritivas traduziram-se numa queda de 12% nas compras físicas no último mês face ao ano anterior. No geral, a maioria das regiões do país registaram quebras no consumo em loja, com exceção do arquipélago dos Açores e do Alentejo, em que se verificou uma evolução positiva de 4% e 2%, respetivamente, face a dezembro de 2019.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos