Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Os perfis mais procurados no mercado de trabalho para 2021
2021-01-06

A Mind Source, empresa especializada em projetos de Consultoria de Tecnologias de Informação e Processos de Negócio, faz o balanço das exigências que se esperam do mercado no que respeita a Recursos Humanos na área de Tecnologias e Informação e Comunicação em 2021.

De acordo com a Mind Source, os perfis mais procurados no ano que vem serão Full-Stack Developers, Data Analysts e Product Owners – perfis que contribuem para responder à procura do mercado e às soluções que este irá disponibilizar. Esta realidade apresenta, de resto, uma continuidade face ao ano de 2020, período em que os profissionais com estes perfis foram amplamente procurados pelas empresas de TIC.

A Mind Source acredita que se vá evidenciar no mercado um aumento da procura por profissionais com competências que podem ser encontradas nos perfis citados. No caso dos Full-Stack Developers, por exemplo, os conhecimentos e a capacidade de programação em .Net, Java, PL/SQL e Outsystems serão argumentos particularmente valorizados.

No que respeita aos Analistas de Dados (Data Analysts), as competências mais procuradas pelo mercado deverão recair sobre SAS (Guide, DIS e Viya), assim como papeis relacionados com SQL Server Integration Services (SSIS), SQL Server Reporting Services (SSRS) e SQL Server Analysis Services (SSAS).

No caso dos Product Owners, a metodologia Agile revelar-se-á particularmente importante, numa altura em que esta abordagem de processos, práticas e ferramentas utilizada na criação de produtos ganha cada vez mais relevância. Nesta área em particular, a implementação de metodologias Agile e de gestão de mudança vão ser argumentos valorizados pelo mercado.

Além destes perfis ligados a formação em Engenharia Informática, a Mind Source prevê ainda que os profissionais com competências em Gestão de Informação e Matemática Aplicada consigam encontrar saídas profissionais com alguma facilidade num mercado onde a exigência e a capacidade de inovação continuam a ser argumentos basilares na contratação.

Além destes perfis específicos, e de acordo com a Mind Source, o mercado vai impor uma procura mais acentuada por competências específicas. Profissionais com capacidades em arquiteturas Cloud (Azure, AWS, por exemplo) e com skills nas áreas de Infrastructure as a Service (IAS) e Platform as a Service (PAAS) terão no mercado as saídas profissionais que procura. Da mesma forma, as competências relacionadas com aplicações de negócio em ambiente cloud, o trabalho com modelos preditivos e dashboards e os skills ligados ao armazenamento de dados (Data Lakes) também serão alvo de especial atenção no mercado de TIC.

Rui Reis, Executive Director da Mind Source sublinha que “no ano de 2021, o mercado vai revelar uma procura de profissionais semelhante ao que assistimos em 2020. A procura por Full-Stack Developers, Data Analysts e Product Owners continuará a marcar o mercado de trabalho, já que as competências destes profissionais respondem às principais necessidades das empresas que operam no setor de TIC”.

De resto, a Mind Source pretende reforçar as suas equipas com estes perfis em 2021, fazendo crescer a família da empresa e dando continuidade a uma estratégia de contratação que foi respeitada em 2020, ano em que a organização recrutou 58 pessoas.

A Mind Source foi distinguida em 2020 e pelo 10º ano consecutivo como uma das Melhores Empresas Portuguesas para Trabalhar em Portugal, pela entidade Great Place to Work® Institute, a autoridade global para a construção, sustentação e reconhecimento de culturas dos lugares de trabalho de alta confiança e elevado desempenho.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos