O Observador Cetelem procurou saber quem tenciona fazer compras nos saldos de janeiro e o que pretendem comprar.
Este ano, os dados revelam que apenas 27% dos portugueses inquiridos tencionam aproveitar esta época para comprar, uma descida de 11 pontos percentuais (p.p.) face a 2019 (36%). Destes 21% pretende fazer compras para si ou para outros, não relacionadas com o Natal, e 6% – mais 3 p.p. que em 2019 – pretende aproveitar este período para ainda fazer algumas compras tardias de Natal.
As opções mais procuradas recaem sobretudo em peças de vestuário (87%), seguindo-se os acessórios de moda (29%), perfumes (23%) e produtos culturais (18%).
O estudo revelou que são os mais jovens (18-34 anos) aqueles que mais tencionam comprar nestes saldos, entre os 38% de interessados que pretendem comprar neste período. Por outro lado, são os mais velhos (65-74 anos) os menos interessados (3%).
Há mais inquiridos do sexo feminino a planear aproveitar este período, com 6 em cada 10 interessadas. Por último, foi possível verificar que quase metade (44%) dos portugueses que têm a intenção de comprar nos saldos de janeiro residem nas zonas de Lisboa e Porto.